O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação realizada pelo INEP, órgão ligado ao MEC. Ele é utilizado para verificar o desenvolvimento dos alunos em relação às habilidades e competências adquiridas durante a formação.

Importância
O resultado do ENADE conta muito na avaliação da graduação. E, como você deve saber, um curso que atinge resultados significativos é visto com bons olhos pelo mercado de trabalho. Logo, ir bem no ENADE significa valorizar o seu diploma!

Objetivo
O exame visa o acompanhamento do processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.