Curso de Odontologia da FSG participa do dia de combate ao câncer bucal

O Curso de Odontologia da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha está entre os participantes oficiais das atividades do Dia do Combate ao Câncer Bucal, que integram o Maio Vermelho. Elas irão ocorrer no dia 31 de maio, em todo o estado do RS.

As atividades em Caxias do Sul também contam com a participação do Conselho Regional de Odontologia do RS (CRO/RS), Comitê das Entidades de Classe da Odontologia do RS (CECO), da Federação das Uniodontos do RS – Uniodonto Caxias do Sul, da Associação Brasileira de Odontologia Regional Nordeste e do Sindicato dos Odontologistas do RS, além da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul.

E como a FSG irá participar?

Os estudantes do Curso de Odontologia da FSG, da disciplina de Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva II, estarão envolvidos em duas principais ações. Uma delas será realizada em frente à Prefeitura de Caxias, onde atuarão prestando esclarecimentos junto à população sobre a origem, formação e prevenção da doença. Os acadêmicos também distribuirão material informativo, junto às Unidades Móveis de Atendimento Odontológico. A ação ocorre das 9h às 12h, do dia 31.

A outra ação será desenvolvida junto às Unidades Básicas de Saúde do município, onde os universitários de Odontologia da FSG irão atuar com cirurgiões-dentistas da Secretaria Municipal de Saúde, auxiliando na realização de exames. Sob a supervisão de professores, os estudantes realizam exames bucais e, quando necessário, encaminham os pacientes ao Centro de Especialidades Odontológicas.

Além disso, os estudantes de Odontologia da FSG compartilham seu conhecimento na área, atuando nas Salas de Esperas das UBS, realizando esclarecimentos sobre origem, formação e prevenção do câncer bucal.