I Fórum Biomédico da Serra Gaúcha é realizado pela FSG

A FSG realizou no dia 11 de abril o I Fórum Biomédico da Serra Gaúcha. Além de palestras a noite foi marcada pela posse do coordenador do curso de Biomedicina da FSG, Professor Maurício Bassuino, como de Delegado do Conselho Regional de Biomedicina 5ª Região (CRBM5). O professor é biomédico, doutorando em Gerontologia Biomédica e especialista em Toxicologia Forense, possui experiência na área de análises clínicas, em linhas de pesquisa sobre metabolismo ósseo e vitamina D.

IMG_2865

Durante o fórum, o palestrante Dr. Renato Minozzo destacou o avanço da Biomedicina no Rio Grande do Sul. “Até 2002 havia apenas um biomédico no estado e hoje há 3.500 profissionais em atuação no RS”.  O palestrante também discorreu sobre as diversas funções dos profissionais, apontando as 34 áreas de atuação e 28 habilitações da Biomedicina:

– Temos algumas áreas que ainda faltam profissionais como toxicologia, microbiologia, auditoria – completou Minozzo.

IMG_2854

Entre as áreas da Biomedicina em ascensão está a estética, em que o biomédico está apto a realizar procedimentos como peelings químicos e mecânicos e aplicação de toxina botulínica (botox), tema abordado pela Dra. Helena Schirmer em sua palestra:

– O mais gratificante da área da biomedicina estética é o resultado, pois o profissional faz um procedimento que a pessoa busca por um desejo e não por uma necessidade. Outra particularidade da estética é o contato direto com o público, diferente das outras áreas às quais são mais introspectivas –  explicou Helena.

IMG_2883

A profissão biomédica cresceu consideravelmente nos últimos anos e hoje inúmeras instituições abrem concursos públicos para o cargo de biomédico. É importante ressaltar que a área de atuação do biomédico é bastante ampla, porém, para desenvolver suas atividades, o biomédico deve obrigatoriamente ter o reconhecimento de habilitação na área em que atua. Se por acaso a atividade exercida não for compatível com sua habilitação, o mesmo deverá recorrer ao Conselho Regional de Biomedicina que está vinculado para regularizar a sua situação.

Biomedicina na FSG

O Curso de Biomedicina da FSG se destaca por oferecer cinco habilitações: Biomedicina Estética, Análises Clínicas, Banco de Sangue, Análise Ambiental e Análise de Alimentos. Os alunos têm à disposição uma das mais completas infraestruturas, com dezenas de Laboratórios.

Reconhecido pelo Ministério da Educação, o Curso de Biomedicina da FSG promove, desde o primeiro semestre, o contato do estudante com as exigências do mercado de trabalho por meio das Atividades Práticas Supervisionadas e trabalhos acadêmicos.

Biomedicina: onde atuar?

O biomédico pode trabalhar em hospitais, laboratórios, bancos de sangue, clínicas de reprodução humana assistida, clínicas de estética, indústrias farmacêuticas de alimentos ou de biotecnologia, entre outros. As áreas de análises clínicas ainda concentram grande parte dos recém-formados, seguida da atuação em docência e pesquisa científica.