Acadêmicos visitam a exposição Maravilhas do Corpo Humano

Motivados pelo projeto Desvendando a Anatomia Humana, acadêmicos de diversos cursos da área da saúde foram até Porto Alegre para visitar a exposição internacional Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano.
A exposição apresenta nove corpos (de pessoas que fizeram a doação em vida para fins de pesquisa). Nada é cenográfico, além dos corpos há também órgãos e alguns animais. O objetivo da exposição é mostrar a anatomia humana de uma forma que os visitantes possam entendê-la melhor e passem a cuidar melhor do corpo.

É possível ver, por exemplo, os efeitos do cigarro no pulmão de um fumante e outras lesões causadas por artrite, obesidade e câncer. No grupo que participou, estavam alunos de Biomedicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Enfermagem. Outros grupos também se organizaram e foram participar de forma independente.

A acadêmica de Fisioterapia Marina Tomazzoni conta que gostou muito de participar e aprendeu muito.

– O professor ter organizado facilitou muito a nossa ida – comentou

O estudante de Biomedicina Cristian Pigato já tinha visitado a exposição quando estava no Ensino Médio e afirma que agora pode aproveitar muito mais, pois teve como base os conhecimentos já adquiridos na graduação.

– Com certeza vai agregar mais conhecimento sobre a anatomia e até mesmo sobre patologia pois durante a exposição explicaram sobre as doenças, como a poluição afeta os órgãos da respiração – conta Cristian.

O estudante diz ter ficado muito impressionado com a técnica utilizada pelo médico alemão que preparou as peças. Também destacou que foi interessante a viagem reunir estudantes de diferentes cursos e ter o apoio do professor de anatomia.

O Prof. Rodrigo Schuster comenta que a exposição é uma grande oportunidade para mostrar a anatomia de uma forma mais atrativa pois as peças são preparadas e conservadas com a finalidade de exposição.

– Tanto professores, como alunos, principalmente os da área da saúde, ficam perplexos e encantados e é muito interessante compartilhar isso com a turma. Sempre aprendo muito! É tão interessante ver a complexidade do corpo humano – ressalta o professor.

Na FSG, além das aulas curriculares de anatomia, os estudantes interessados também podem ter aulas extras, participando do Projeto Desvendando a Anatomia Humana.

O professor explica que no laboratório de Anatomia os alunos aprendem em peças naturais, o que o MEC e os próprios alunos indicam como a melhor forma de aprendizado.

Foto Paulo Paiva/divulgação – site da exposição