Alunos da FSG criam mobiliário urbano para áreas de lazer

Um produto originado de uma Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Paisagismo e Meio Ambiente do curso de Arquitetura e Urbanismo da FSG tem potencial para em breve ocupar áreas de lazer, parques e praças. O ECO360, mobiliário urbano que combina estratégias de design, hi-tech e sustentabilidade, saiu das planilhas e gráficos de pesquisa dos alunos Thiarly Tonet e Guilherme Sonda para tornar-se um equipamento de lazer em uma propriedade junto ao Belvedere Sonda, na cidade de Nova Pádua.

Sob orientação da professora Joana Paradeda, a APS foi ganhando corpo à medida que os alunos acreditaram no projeto e buscaram parceria com empresários e profissionais, que contribuíram tanto no fornecimento de material como na construção do mobiliário. O ECO360 transformou-se então em uma bancada ecológica que acomoda até quatro pessoas. O diferencial, no entanto, está nos detalhes, como explica Thiarly.

– É um mobiliário urbano que visa a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas. Sua estrutura é composta de aço galvanizado e madeira de reflorestamento. Ele agrega uma placa fotovoltaica no topo que capta energia limpa e renovável. Essa energia é armazenada em uma bateria e pode ser utilizada para uso de recargas de aparelhos eletrônicos, por exemplo. Também oferece um bicicletário acoplado.

Para a professora Joana, tornar um projeto realidade aproxima muito o estudante da prática profissão. É necessário pensar em como vai ser executado, materiais, orçamento, mão de obra, como vai ser transportado. Tudo isso faz parte da realidade do mercado.

Entre a elaboração do projeto e a construção do protótipo passaram-se cerca de três meses. O mobiliário agora está sendo utilizado pelo público que visita a adega Dom Camilo, em Nova Pádua, cidade de Thiarly e Guilherme, e também já passou por um teste forte quando da sua primeira demonstração oficial, um piquenique que reuniu 1,2 mil pessoas.

– Vamos encaminhar o processo para patentear e, posteriormente, dar continuidade à produção, porque já recebemos até pedidos.

Estudantes da FSG também devem usufruir do projeto em breve.

Mais sobre o ECO360

  • Na prática, trata-se de um conjunto de bancos confortáveis com mesa de apoio para lanches, bebidas e laptops;
  • Foi pensado para ser instalado em locais com incidência solar, como parques, shopping abertos, praças, jardins e até na cobertura de edifícios;
  • Suas medidas estão dentro dos padrões que as transportadoras exigem para fretes de baixo custo.