Alunos realizam intercâmbio com ênfase em espanhol na UTN San Rafael/Mendoza – Argentina.

Aperfeiçoar o conhecimento em uma língua estrangeira pode ser considerada como uma oportunidade ímpar e um diferencial no currículo de cada estudante de graduação. A partir do convênio estabelecido entre a UTN San Rafael e a FSG desde 2017, entre os dias 23/01 e 2/2, sete acadêmicos de diferentes cursos de graduação (Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Psicologia, Engenharia Civil, Nutrição e Direito) da FSG, acompanhados do Prof. Marcos Paulo Dhein Griebeler do Centro de Negócios da FSG, realizaram um intercâmbio acadêmico no Complexo de Desarollo Regional Los Reyunos com ênfase na Língua Espanhola, sob o comando da Prof.a Lorena Trovarelli, de San Rafael/Mendoza.

Segundo o aluno de Administração, Gustavo Bertin Ascari: “Foi tudo muito produtivo, os pontos que mais me chamaram a atenção foram a recepção calorosa, alegre e divertida com um pessoal muito atencioso, sempre disposto a ajudar e contribuir com nosso aprendizado”.

Além disso, cabe destacar o conhecimento adquirido pelos estudantes, em especial, sobre a prática, a compreensão, a escuta e a escrita desse idioma e de um conhecimento mais aprofundado sobre a história, a cultura e os costumes argentinos, muitas vezes limitados aos brasileiros somente pelo futebol. Esta parte ficou a cargo da Profa. Laura Roseti, que reside em Buenos Aires e veio especialmente para ministrar as aulas sobre os aspectos culturais argentinos para esta que foi a primeira turma com essa proposta de ensino em Los Reyunos.

A estudante Fernanda Alves de Carvalho, bacharel em Ciências Contábeis pela FSG e atualmente cursando Direito destacou: “Fomos bem recepcionados por todos, passeios excelentes e que agregaram muito conhecimento, aulas muito práticas acompanhadas de um lugar maravilhoso, com uma natureza espetacular e ótimas refeições”.

Com o intuito de conhecer melhor a produção de vinhos e espumantes, assim como do azeite de oliva, foram ainda realizadas visitas técnicas a uma azeiteira (Yancanelo – http://www.yancanelo.com), a duas vinícolas (Alfredo Roca – http://www.rocawines.com/es   e Bianchi – https://www.bodegasbianchi.com.ar/), assim como um maior conhecimento sobre Astronomia, por meio do observatório da UTN San Rafael e da formação geológica a partir do Museu de Ciências Naturais, assim como um panorama geral sobre Economia, Política e Desenvolvimento Local, com o Prof. Dr. Hugo Rene Gorgone, também coordenador do CTDR Los Reyunos.

A acadêmica Gabriele Calabria, do Curso de Biomedicina da FSG comentou: “O lugar é fantástico e as pessoas mais ainda, nos recepcionaram muito bem, fizeram como se estivéssemos em casa! Tudo foi maravilhoso: a hospedagem, a comida, as aulas, os passeios, enfim, tudo aproveitado ao máximo”.

Como reforço, a estudante do sexto semestre de Psicologia, Marina Lagunas também obteve impressões positivas da experiencia e informou que “pude vivenciar dias incríveis e de aprendizado contínuo, não somente em Língua Espanhola, mas cultural e de autoconhecimento também”.

Importante ressaltar ainda que as aulas ministradas pelos professores da UTN San Rafael, foram realizadas sempre no período da manhã, tarde e/ou noite, buscando oferecer um clima amigável e de interação entre todos os participantes. Junto a isso, registra-se aqui que a relação estabelecida entre a UTN San Rafael e Centro Universitário da Serra Gaúcha foi intensificada a partir dessa iniciativa do Centro de Negócios.

A próxima edição do aperfeiçoamento em Língua Espanhola – Nível II (necessário possuir noções básicas de Espanhol) será entre os dias 15 e 24 de julho de 2019. As inscrições podem ser feitas com o Prof. Marcos Paulo Dhein Griebeler pelo telefone (54) 9 9714-7485 ou pelo e-mail marcos.griebeler@fsg.edu.br

VALLE GRANDE – SAN RAFAEL

RAFTING – VALLE GRANDE

TIROLESA – LOS REYUNOS

VISITA À CHAMPANHERIA BIANCHI

ENTREGA DOS CERTIFICADOS DE PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL – NÍVEL A1