Arquiteta e Urbanista formada pela FSG apresentará seu TCC no 21º Congresso de Arquitetos e Urbanistas

A arquiteta Larissa Kanopp, formada pela FSG no fim de 2018, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC selecionado para ser apresentado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de outubro de 2019, em Porto Alegre – RS. O Congresso Brasileiro de Arquitetos – CBA é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB desde 1945. Para a 21ª edição, conta com a copromoção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU e diversas entidades parceiras.

O projeto Jornadas foi desenvolvido para abrigar o programa de um Centro de Acolhimento ao Migrante, na cidade de Caxias do Sul, manifestando-se como uma resposta às carências dessa população que, ao chegar, depara-se com barreiras e necessita de acompanhamento a fim de superá-las. Larissa desenvolveu um abrigo temporário para os mesmos, que contempla, além dos dormitórios, um restaurante comunitário, biblioteca pública e espaços de apoio psicológico, jurídico e social. Além disso, visto que o terreno é uma área pública, o projeto abrange também a requalificação urbana do local através de uma praça pública, onde está inserida a UBS do bairro Sagrada Família e um campo de futebol fundado pela comunidade, o qual é mantido por ser uma atividade já consolidada. A praça conta com o projeto de um espaço para eventos efêmeros e um local dedicado exclusivamente às crianças do bairro, potencializando a integração entre os migrantes e a população local. Larissa teve orientação do Prof. Leonardo Giovenardi, que incentivou o olhar crítico que a aluna, agora arquiteta, sempre demonstrou ao longo do curso.

A apresentação de Larissa faz parte da Sessão do Congresso intitulada Projetos e Planos e está agendada para dia 11 de outubro, às 16h, no auditório do MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Na mesma sessão, Larissa fará parte da mesa de apresentação juntamente com Marcelo Ferraz, Francisco Fanucci, Luciana Dornellas e Marcos Cartum, do escritório Brasil Arquitetura, premiado escritório brasileiro que apresentará a obra Praça das Artes, e, também, Rodrigo Sena, que apresenta o trabalho Mouraria 53.

Larissa relata a importância de ter seu TCC selecionado para o congresso: “Ao longo do curso, sempre pensei que a arquitetura deve ser feita para as pessoas. Através do projeto de TCC, pude expressar um pouco deste sentimento, criando um espaço que abrange tanto os migrantes, quanto a população da cidade em que moro. Sinto-me muito feliz e honrada diante da oportunidade de compartilhar este ideal, ao lado de profissionais renomados, em um Congresso de abrangência nacional“.