Atividades de pesquisa e extensão movimentaram FSG em outubro

O mês de outubro foi de atividades acadêmicas intensas no Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG. As áreas de pesquisa e extensão, por exemplo, estiveram envolvidas em projetos que impulsionaram trabalhos realizados por docentes e alunos, além de promoverem integração com outras instituições de ensino.

Confira um resumo:

O VII Congresso de Pesquisa e Extensão incluiu o V Salão de Extensão e o I Seminário de Bioética, realizados na própria Instituição. Entre 30 de setembro a 4 de outubro foram discutidos tópicos sobre ética, bioética e violência de gênero – mais de 280 trabalhos científicos foram apresentados por acadêmicos, professores da FSG e representantes de outras instituições da região.

De 16 a 18 de outubro ocorreu a III Semana Acadêmica do Centro Integrado de Saúde, que contou com palestras sobre saúde da mulher, genética, epigenética, cãoterapia, motivação e mais de vinte minicursos envolvendo diversos temas.

Já entre os dias 21 e 25 de outubro, oito alunos da FSG participaram do XXXI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, espaço para divulgação, promoção e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação.

Fechando o mês, a Profa. Dra. Patricia Spada, vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FSG, participou de treinamento promovido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa aos CEPs da Região Sul, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de outubro, em Porto Alegre. O encontrou oportunizou debates, troca de experiências e atualizações sobre as condutas dos comitês.

O CEP/FSG completa cinco anos de atividades em 2019, com mais de 1500 protocolos avaliados desde sua implantação. “Isso só é possível graças ao grupo de docentes e representantes de usuários que, voluntariamente, participam da construção contínua e educativa que norteiam o Comitê”, destaca a professora Patrícia.