Coordenador de Direito foi um dos docentes selecionados.

A FSG dispõe de um projeto de apoio à pesquisa chamado Bolsas de Mobilidade Internacional em parceria com o Banco Santander.  E um dos docentes selecionados nesta edição foi o Prof. Fábio Scopel Vanin, coordenador do curso de Direito. Ele já está de volta ao Brasil e compartilhou conosco mais informações sobre o projeto e a experiência. Confira!


Período do intercâmbio:
45 dias

 Local: Universidade da Coruña, Espanha

Objetivo do estudo: compreender o regime jurídico que baliza as cooperações  público-privadas da cidade de Coruña, tanto no âmbito da Cidade Inteligente, quanto no Plano Especial de Reforma da Cidade Velha, para que as práticas sirvam de parâmetro para a formatação de documentos com este fim a ser aplicados no país, e, em especial, na região de Caxias do Sul.

Além da pesquisa e produção de artigos, o Prof. Fabio participou do módulo de Direito Administrativo no Curso de Pós-graduação em Direito Público Global, que contou com juristas da Espanha, México, Argentina, Uruguai, Equador e Panamá. Neste módulo, pode aprofundar e entender a realidade de outros países nas áreas de Direito Administrativo, Ambiental, Urbanístico, entre outros.

Participou, ainda, de reunião junto ao Serviço de Urbanismo da municipalidade de Coruña, para compreensão dos aspectos jurídicos, em especial de cooperação público privada, do Plano Especial de Proteção da da Cidade Velha (PEPRI). E esteve na Cidade de Bilbau para conferir os resultados da Operação Urbana de Abandoibarra, que é considerado um exemplo de sucesso de Grande Projeto Urbano.

 


“A oportunidade foi muito gratificante. Possibilitou tanto a atualização de temas trabalhados em sala de aula na FSG, quanto o aprofundamento de pesquisas em Direito Urbanístico, que contribuirá na construção da tese de doutorado e em outros trabalhos técnicos e acadêmicos”.