Cinco dicas para escolher uma Pós-Graduação

Formados recentemente ou há mais tempo, às vezes, possuem algo em comum: dúvidas sobre qual curso de Pós-Graduação escolher. As perguntas mais frequentes envolvem o perfil, o foco e o tempo de duração do curso, bem como para que irá servir ou de que maneira tirar o melhor proveito de um novo diploma.

Por isso, selecionamos cinco dicas que vão te ajudar neste momento de dúvida!

1 – Determine seu foco profissional

Fator crucial. Você precisa definir o que vai fazer quando tiver em mãos seu diploma de pós-graduado. Há 2 principais tipos de pós-graduação: lato sensu (Especializações e MBAs) e stricto sensu (Mestrados e Doutorados).

Normalmente, não uma regra, especializações e MBAs são mais indicadas para o mercado de trabalho geral, já mestrados e doutorados para quem vai seguir carreira acadêmica. Por isso, para escolher qual curso, você precisa vislumbrar melhor sua situação profissional atual e futura.

2 – Converse com outras pessoas

Uma das melhores maneiras de você tomar decisões é conversar com quem já teve experiência. Está em dúvida sobre alguma Pós e suas peculiaridades? Entre em contato com quem já fez o curso.

Caso você não conheça alguém diretamente, pode pedir apoio para a instituição de ensino que oferece o curso, para ver se podem indicar alguém.

Curriculum vitae

3 – Entenda Pós como complemento

Uma Pós-graduação serve para você verticalizar sua carreira, ou seja, fazer você subir de nível no seu campo de atuação. Por isso, não é muito indicado fazer um curso desses que esteja totalmente fora da sua Graduação original.

4 – Conheça os pontos fortes e fracos

Ao ter mais ou menos em mente qual a Pós-graduação que você vai fazer, analise informações sobre ela como corpo de professores, grade curricular, objetivos e cronograma. Observe e compare os pontos positivos e negativos.

Lembre-se que um Curso de Pós-graduação é um investimento em você mesmo, por isso, faça esse esforço inicial.

5 – Pesquise sobre a instituição

Quando você fica sabendo de algum curso de Pós-graduação, seja pelas redes sociais, rádio, televisão, jornal, torre da igreja e fica interessado, procure pesquisar sobre a instituição de ensino que o oferece. Analise sua reputação e qualidade de ensino. Apenas instituições devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação, como é o caso da FSG, estão autorizadas a oferecer Pós-graduação.