Como aproveitar bem o Curso de Enfermagem

Quem já considera seriamente a possibilidade de estudar Enfermagem muitas vezes se enche de dúvidas ao ver os nomes das disciplinas oferecidas, pois as nomenclaturas são bastante específicas. Assim, o estudante fica se perguntando: “Afinal, quando vou poder atuar em um pronto-socorro, em um hospital ou em uma Unidade Básica de Saúde como enfermeiro?”

Bom, nos primeiros semestres do Curso de Enfermagem é preciso muito estudo e, principalmente, treino, utilizando-se bonecos em tamanho natural (tanto de crianças como de adultos). Somente após estarem bem preparados é que os acadêmicos começam a ter contato direto com o público.

curso de enfermagem

O Curso de Enfermagem prepara o aluno para trabalhar em inúmeros setores, como ambulatórios, hospitais, áreas de pediatria, oncologia, obstetrícia, psiquiatria, geriatria, atendimento domiciliar e resgate, entre outros. O enfermeiro também trabalha na gestão de equipes, gestão da qualidade, projetos de melhorias e áreas bem estratégicas como Assessoria e Consultoria, Auditoria, Ensino e Pesquisa Clínica.

Saiba como é a grade curricular do curso de Enfermagem

curso de enfermagem

Já no primeiro semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), o acadêmico tem disciplinas bem práticas, como Anatomia Humana, Bioquímica Geral, Histologia e Embriologia, onde estuda em Laboratórios específicos. Obviamente também é preparado de forma teórica com disciplinas como História e Contextos de Atuação da Enfermagem. Na sequência, o acadêmico estuda Anatomia Humana, Nutrição e Saúde, Desenvolvimento Humano, Fisiologia Humana Geral e Metodologia da Pesquisa Cientifica.

Para ser um excelente profissional, com formação completa, o estudante de Enfermagem da FSG ainda passa por disciplinas como Antropologia e Sociologia, Ética e Bioética, Políticas Públicas e Contexto da Saúde Coletiva, Bioestatística e Epidemiologia.

O profissional de enfermagem estuda diversas disciplinas que lhe proporcionam segurança no trabalho e também a capacidade de verificar se os ambientes onde atuam estão adequados, como por exemplo Vigilância em Saúde e Farmacologia, em que estuda as diferentes combinações de medicamentos.

Outras disciplinas importantes para o enfermeiro são Neuroanatomofisiologia, Microbiologia e Imunologia, Parasitologia e o Cuidado Integral em Enfermagem na Saúde da Mulher, Saúde da Criança, do Adulto e do Idoso.

Aproveitando ao máximo

curso de enfermagem

Os professores da FSG explicam que é ao longo do curso que os estudantes vão se identificando melhor com uma ou outra área: há quem nunca tenha se imaginado dentro de uma Unidade Básica de Saúde e hoje ama saúde coletiva.

Nos primeiros semestres, as disciplinas de Anatomia são as mais aguardadas, até mesmo para aqueles que ainda estão indecisos em relação à profissão. Já a partir do segundo ano, as disciplinas mais aguardadas pelos acadêmicos são Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem. Apesar da nomenclatura complicada, é a partir daí que os estudantes começam a realizar as primeiras práticas com pacientes, desde as mais simples até as mais complexas. Entre as práticas que se aprendem nessa disciplina estão curativos, verificação de sinais vitais e punções.

Os estudantes de enfermagem também ficam ansiosos para participar das atividades ensinadas nas disciplinas de Cuidado Integral de Enfermagem ao Paciente Critico e Urgência/Emergência, além, é claro, dos Estágios Supervisionados.

Observe a Estrutura

Todas essas disciplinas do Curso de Enfermagem da FSG são desenvolvidas em espaços apropriados para facilitar a aprendizagem. Os alunos de Enfermagem passam a maior parte do Curso no Instituto Integrado de Saúde FSG ou nos hospitais conveniados ao Curso (onde realizam as práticas hospitalares). Ou seja, o acadêmico vive suas práticas em um ambiente real, pois os próprios hospitais de Caxias são conveniados com a FSG e funcionam como hospital-escola do Curso de Enfermagem da FSG.

Já nos espaços do Instituto Integrado de Saúde FSG os estudantes fazem as práticas iniciais, antes do contato com os pacientes, realizam simulações de técnicas e procedimentos de enfermagem em situações que podem ocorrer no cotidiano da profissão. Além disso, eles ainda convivem com os acadêmicos das outras áreas da saúde obtendo uma aprendizagem multidisciplinar, sem contar os vários laboratórios disponibilizados pela instituição. Aproveitar bem toda essa estrutura cabe a você!

1 Comment

  1. Avatar
    Goreti Lenz Janeiro 05, 2015

    Boa noite! Tenho 42 anos, sou Tec. de Enfermagem há 18 anos, trabalho na saúde pública há 16. Como faço para ingressar na faculdade?

    Reply

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *