Como funciona a transferência de faculdade

Você escolheu uma universidade, cursou um ou mais semestres, mas percebeu que não era exatamente aquilo que procurava. E agora? Primeiro, é importante perceber os motivos pelos quais sua escolha não está te agradando, observar outras melhores opções, e aí partir para uma solução prática: a transferência de instituição de ensino.

Através da transferência, é possível trocar de faculdade ou universidade, sem ter que recomeçar o curso. Outro fator importante é que o aluno não precisa prestar o Vestibular, pois ele já é estudante de ensino superior.

Aproveitamento de disciplinas

Vamos entender melhor como funciona o processo, tomando como base a FSG. Você estuda em outra instituição, fez uma avaliação e concluiu que a FSG é a melhor escolha, então, quer se transferir para cá. O que deve fazer?

Primeiramente é pedir a solicitação de transferência no site da FSG. Quando nossa equipe recebe seu interesse, ela entra em contato e pede que você apresente a documentação necessária. Em seguida, a Coordenação do Curso faz a avaliação do aproveitamento das disciplinas que você já cursou na outra faculdade ou universidade.

Aliás, este é um ponto bem importante. Na FSG, através de um modelo moderno e multidisciplinar de ensino, o aproveitamento das disciplinas já cursadas é bastante alto. Ou seja, você não perde aquilo que já investiu.

Como funciona a transferência

Assim que esses dois passos estiverem concluídos, você já pode se matricular nas novas disciplinas e frequentar as aulas na FSG.

Documentos para transferência

Para se transferir de faculdade ou universidade, você precisa solicitar alguns documentos na sua instituição de ensino onde estuda para depois apresentá-los na FSG. Esses documentos são bem importantes, pois garantem que você já é aluno de ensino superior. Além disso, também é preciso fazer a apresentação de documentos pessoais.

Você pode conferir toda a lista de documentos necessários aqui.

2 Comentários

  1. Avatar
    Igor Moreira Profeta Fevereiro 22, 2018

    Olá! Curso fisioterapia pelo fieis e pretendo mudar de fisioterapia pra odontologia, porém o de odonto o custo é mais do que o de fisioterapia o meu contrato ficou em 62.000 pelo fieis o de odonto vai custar mais de 100.000 e disseram a mim que se eu trocar de curso a diferença quem paga é o aluno. A minha duvida é, eu faço um novo contrato pelo fieis e a diferença eu pago ou na troca de curso o fieis cobre a diferença ? Obrigado

    Reply
    • Avatar
      Marco Zeminhani Fevereiro 22, 2018

      Olá Igor.
      Todas as informações sobre valores e contratos do FIES você pode consultar junto aos setores responsáveis na sua instituição de ensino.
      Abraço.

      Reply

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *