Conheça quem é a docente que está de malas prontas rumo a Portugal ;)


Um dos motivos que fazem a FSG ser uma instituição comprometida em oferecer ensino de qualidade, é o nosso corpo docente altamente qualificado.

Exemplo disso é a Profa. Luiza Grazziotin Selau, coordenadora dos curso bacharelado em Design e os tecnólogos em Design gráfico, Design de Produto e Design de Moda, que está de malas prontas rumo a Portugal. Ela permanecerá em Lisboa, na IADE Creative University pelo período de 6 meses para realizar o doutorado sanduíche.

A pesquisa que a docente desenvolve no PPG Design da UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Júlio van der Linden, é sobre a forma como se ensina design visando auxiliar a estratégia de desenvolvimento de projetos no meio acadêmico, mas também no âmbito profissional. O projeto busca desenvolver uma plataforma que sirva de apoio para a definição do método projetual de design, que além de orientar, busca esclarecer etapas e ferramentas utilizadas nos projetos, independente da área do design em que esteja sendo desenvolvido o mesmo.

 

FSG: Por que escolheu Portugal para essa especialização?

Profa. Luiza: Escolhi o IADE na verdade, por que já estava em contato com eles há um ano para realizar alguma pesquisa em parceria, devido a forma como eles trabalham com design. E quando surgiu a oportunidade da bolsa tive certeza de que seria lá por ser a escola pioneira em Design de Portugal e por proporcionar tantas vertentes dentro de uma área tão ampla quanto o design em seus cursos. É relevante na Instituição a forma de trabalhar design e transmitir mais do que o conhecimento, mas a vivência do design aos acadêmicos. Outro diferencial que percebi é tratar o design como estratégia de negócio e diferencial de qualidade em projetos de diversas áreas, exatamente o mesmo objetivo do curso de Design da FSG.

FSG: Quais são suas expectativas para essa experiência de muito estudo e dedicação?
Profa. Luiza: Espero conseguir realizar uma análise aprofundada de como os momentos de imersão em design na simulação da atividade profissional em sala de aula ocorrem por lá, ou seja, absorver conhecimentos relacionados à técnicas, ferramentas e estratégias de ensino projetual de design, pois além de ser parte da minha coleta de dados para a tese do doutorado, quero trazer isso para a sala de aula na FSG.

Parabéns e muito sucesso, Profa. Luiza!