Curso de Arquitetura recebe cubo para teste de isolamento termoacústico

Os estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FSG agora contam com um novo equipamento junto aos laboratórios do Centro de Tecnologia e Inovação: o cubo para teste de isolamento termoacústico.

Desenvolvido pela empresa Weiku, o cubo serve para realizar testes que medem a capacidade de isolamento térmico e isolamento acústico de esquadrias de PVC, utilizando diferentes tipologias e espessuras de vidros, normalmente utilizados na construção civil. As fontes sonora e térmica ficam posicionadas dentro do equipamento.

Por meio de ferramentas auxiliares, como termômetro e decibelímetro, são realizados os testes para verificar o nível da redução da transmitância de temperatura e da redução sonora através das esquadrias.

De acordo com a Profa. Karen Basso, ministrante da disciplina de Conforto Ambiental I, os acadêmicos poderão observar que se chega a diferentes níveis de conforto térmico e sonoro, dependendo das variantes utilizadas. Eles poderão constatar na prática a importância da especificação dos materiais por parte do arquiteto.