Curso de Gastronomia da FSG firma parceria com Supermercados Andreazza

Por meio de uma parceria estabelecida entre a FSG e a rede Andreazza, os estudantes do curso de Gastronomia poderão vivenciar atividades da profissão em ambientes reais de produção de alimentos. Os supermercados irão compartilhar com os universitários a utilização de padarias, açougues e fruteiras para atividades acadêmicas nas maiores unidades como Kayser, Bela Vista, Lourdes e Cidade Nova.

A parceria também permitirá que os alunos conheçam a segurança, as boas práticas e os cuidados adotados diariamente na manipulação de alimentos dentro de todos os seus mercados. O diretor da rede, Jaime Andreazza, enfatiza a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados.

– Precisamos de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. O Andreazza apoia todas as iniciativas que possam contribuir para que mais pessoas tenham acesso à educação.

O vice-reitor da FSG, Prof. Fabio Dall Alba, reforça que, a fim de habilitar novos profissionais na área, unem-se duas instituições tradicionais da região.

– O curso de Gastronomia é extremamente prático, e proporcionar aos alunos experiências da vida profissional qualifica ainda mais o aprendizado. Não tenho dúvidas de que a vivência na rede Andreazza vai contribuir muito na formação de nossos acadêmicos.

Dall Alba acrescenta que o novo parceiro também irá fornecer insumos para a atuação nas estruturas futuramente dedicadas à graduação no Centro Universitário, como o restaurante-escola, a cozinha didática e o laboratório de panificação.

O curso de Gastronomia da FSG

Um dos principais diferenciais do curso de Gastronomia da FSG é a multidisciplinaridade. A grade curricular contempla desde as facetas do empreendedorismo familiar até a formação de profissionais capazes de atender tanto a indústria de alimentos quanto a prestação de serviços.

A graduação está dividida em quatro semestres, com disciplinas à noite. Durante esse período, os estudantes aprendem diversas técnicas de manejo e preparo de alimentos, estudam as cozinhas nacional e internacional, clássica e contemporânea. Temas como Nutrição, Harmonização, Enologia, Planejamento de Cardápio, Turismo e Hospitalidade também são abordados no decorrer do curso.

A graduação em Gastronomia será coordenada pela professora Cláudia Alberici Stefenon, enóloga e doutora em Biotecnologia. Cláudia credita o recente crescimento da Gastronomia como tema universitário às inúmeras possibilidades de inserção no mercado por ela proporcionadas.

– O objetivo é formar um grupo coeso, focado no intercâmbio de habilidades, para garantir ao acadêmico uma formação capaz de atender às demandas do mercado como um todo.