Curso de Odontologia da FSG disponibiliza Biobanco de Dentes Humanos

A FSG é única instituição de ensino do Rio Grande do Sul a trabalhar com um Biobanco de Dentes Humanos cadastrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Desde 2017, acadêmicos e professores do curso de Odontologia utilizam-se desse Biobanco para a realização de pesquisas, aulas práticas em endodontia (tratamento de canal) e dentística (preparo dos dentes para restaurações) e treinamento para preparo de próteses.

Os dentes são doados pela própria população, desde que extraídos por alguma necessidade indicada por um cirurgião-dentista. O doador assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o que permite a utilização do dente em pesquisas. Após o recebimento, o Biobanco se responsabiliza pela limpeza, esterilização, conservação, armazenamento, cessão, empréstimo e administração dos dentes cedidos, mantendo controle sobre a rastreabilidade dos órgãos dentários, ou seja, monitorando em quais pesquisas serão utilizados.

A professora Estela Elsemann, responsável pelo Biobanco de Dentes, destaca que o projeto da FSG tem recebido solicitações de profissionais e acadêmicos de outras cidades e Estados para utilização dos dentes humanos em suas pesquisas.

– Além disso, a própria população é beneficiada de uma forma bem abrangente, pois os dentes doados serão utilizados em pesquisas para desenvolvimento de novos materiais ou técnicas que futuramente serão revertidas em benefício dos pacientes. E os dentes que não servirem para pesquisas serão utilizados pelos alunos de Odontologia para treinamento em laboratório, antes do atendimento de pacientes na prática clínica.

Saiba mais

O Biobanco de Dentes Humanos funciona como um banco de órgãos, reservado à doação, tratamento e armazenamento em condições adequadas de dentes humanos.

Como doar

Para doar é bastante simples: após a extração de um dente (sempre com indicação terapêutica) recomenda-se colocar este dente em um frasco com água e, assim que possível, levá-lo até a FSG e fazer a doação diretamente ao Biobanco no seguinte endereço: Rua Os 18 do Forte, 2366 – Prédio B, Clínica de Odontologia. O horário de funcionamento é nas quintas-feiras, das 8h30 às 11h30.