Depois dos 60: conheça o Grupo de Convivência na Melhor Idade

Promover bem-estar social, emocional, intelectual, cognitivo, físico e espiritual para idosos é objetivo do Grupo de Convivência na Melhor Idade da FSG. O projeto é voltado para mulheres acima dos 60 anos, que se reúnem semanalmente às sextas-feiras na instituição.

São realizadas ações que desenvolvem reflexão, autoconhecimento, aceitação e compreensão do ciclo vital, além do intercâmbio de ideias, sentimentos e experiências.

– Promove-se autonomia e bem-estar na construção conjunta de estratégias para o envelhecimento saudável na vida pessoal, no grupo e na sociedade – explica a professora do curso de Psicologia, Silvia Mazzotti, que coordena o projeto desde o início deste semestre.

Nos encontros, as atividades levam em conta a individualidade, cultura, história e contexto social das integrantes, que hoje são 40. São realizadas tarefas lúdicas e reflexivas, como palestras, sessão de filmes, passeios, debates, leituras, gincanas e muitas outras.

grupo_melhor_idade800px

Atividades do Grupo da Melhor Idade costumam ser temáticas a datas específicas do mês, como dia de Halloween, por exemplo.

Atividades revigorantes e transformadoras

Para Riquinha Regina Bohrer Slomp, 74 anos e participante desde 2006, o grupo heterogêneo forma uma unidade, que conta com a cumplicidade e a participação de todas.

– As atividades variadas atingem a busca de algo que une, transforma e educa, leva ao lazer e à cultura. Fazer parte é um bálsamo para a alma, revigora, alegra e promove reflexão!

Além da professora, a iniciativa conta com a participação de três acadêmicas do curso de Psicologia: a monitora Franciele Pavão e as estagiárias Bruna Gasparini e Esther Broilo. Algumas ações podem ser interdisciplinares, e ainda envolver áreas como Fisioterapia, Enfermagem, Administração, História e Design.

Como participar

O Grupo de Convivência na Melhor Idade da FSG está aberto a novas participantes e é possível obter mais informações pelo telefone (54) 2101.6056, com a coordenação do Curso de Psicologia. Não há custo, somente em caso de realização de atividades específicas planejadas em consenso pelo grupo.

Os encontros ocorrem todas as sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, na Sala 108 do Prédio A da FSG (Rua Os Dezoito do Forte, 2366).

grupo_melhor_idade800px2