Docente apresenta trabalho em Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.

Entre os dias 05 e 08 de novembro, a Profa. Luiza Grazziotin Selau, do curso de Design participou do 13° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, realizado no Centro de Convenções e demais dependências da Universidade da Região de Joinville, Santa Catarina.

É a quinta vez que a FSG tem publicações de acadêmicos no congresso!

Sendo o evento mais relevante da área no país, o P&D Design objetiva ser um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates sobre investigação e atuação no campo do Design, envolvendo pós-graduação, institutos de pesquisa, empresas e organizações do âmbito local ao global. Entre seus compromissos estão:

  • Divulgar a produção técnico-científica nacional no campo do Design, principalmente oriunda dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu;
  • Promover a integração e o intercâmbio entre grupos de pesquisa no campo do Design;
  • Difundir a produção científica nacional e internacional nas diversas ramificações do Design;
  • Aproximar pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes da área com profissionais dos setores industriais/serviços, público e social;
  • Consolidar o Design como campo de pesquisa estratégica para o desenvolvimento do país.

E o mais legal: os trabalhos realizados em sala de aula estão sendo apresentados em congressos de grande porte e reconhecidos, com palestras internacionais e com assuntos extremamente atuais sendo tratados dentro da grande área do design.

No P&D Design, no dia 06/11, a Profa Luiza apresentou o artigo do recém-egresso Nicolas Tessari, desenvolvido com ela e as orientadoras Carla Souza e Gislaine Sacchet. Nomeado “Design como agente propulsor da relação entre cinema e suas representações”, o artigo tratava da etapa de pesquisa do então acadêmico para seu projeto final de curso.

As relações propostas e percepções resultaram em um dos melhores projetos apresentados na última edição do evento Nosso Design – evento interno do curso, realizado no fim de cada semestre e que premia os projetos destaques. Nicolas não pode comparecer ao Congresso porque embarcou para a Inglaterra para fazer pós-graduação.

E na quarta-feira, dia 07/11, a docente também apresentou um artigo que desenvolveu com colegas e o orientador do doutorado em Design da UFRGS. Título: ‘A imagem do Design a partir dos cursos de formação das universidades do Rio Grande de Sul’. Autores: Bruno Guilherme Valentini, Luiza Grazziotin Selau, Thais Sehn e orientador Júlio Carlos de Souza van der Linden. Parte da coleta de dados ocorreu com acadêmicos do Design FSG.