Docente recebe Título de Cidadã Caxiense.

No dia 19 de agosto, a Profa. Ma. Liliane Giordano, do curso de Fotografia, recebeu o Título de Cidadã Caxiense em sessão solene no plenário do Legislativo. A homenagem, proposta pelo vereador Alberto Meneguzzi (PSB), emocionou a todos os participantes e contou com a presença de representantes do setor cultural de Caxias do Sul. O ato foi presidido pela vereadora Paula Ioris (PSDB).

Ao homenagear Liliane, o vereador fez memória da história da docente que iniciou sua carreira na área da informática. Salientou o talento, a humildade, a capacidade empreendedora da professora. “Ela adotou Caxias, sempre deu o máximo de si para tornar a cultura caxiense mais sólida. Além disso, como professora, compartilha o conhecimento com jovens, adultos e nas igrejas, comunidades, ONGs e escolas, faz muitas ações voltadas ao ensino da arte de fotografar. Muito obrigado por tudo o que tu representas para Caxias”, concluiu Meneguzzi.

A profa. Liliane nasceu em Esmeralda/RS e foi pra Caxias do Sul aos 22 anos de idade. Seu gosto pelo mundo da imagem não surgiu pelo resultado da fotografia em si, mas pelo que acontecia no processo, como a câmera funcionava e qual era a reação das pessoas frente a ela. Com o advento da fotografia digital, ela conciliou seus conhecimentos de informática com o mundo da fotografia.

Em 2007, Liliane iniciou a Sala de Fotografia, onde passou a dar cursos focados no processo, analisando como os estudantes reagiam às aulas e o que mudava em suas vidas. Aos poucos, isso se tornou um percurso didático, com aulas focadas na contribuição do estudante para a leitura da visualidade como um todo. Em 2018, lançou a “Liliane Giordano Arte em Roupa” que consiste na fabricação, com tiragem limitada, de peças de vestuário com estampas das fotografias feitas por ela.

Além de professora do curso de Fotografia, realiza trabalhos comunitários e pela valorização da fotografia e da cultura caxiense. Foi uma das fundadoras do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul e uma das incentivadoras e realizadoras da Semana da Fotografia de Caxias do Sul.

Após receber o diploma de Cidadã Caxiense, a docente foi à tribuna da Câmara e emocionou a plateia com sua história de vida. Ela agradeceu pela homenagem e fez memória de sua família, que lhe ensinou os valores humanos e profissionais. “Eu escolhi morar em Caxias e Caxias me acolheu. Agradeço as oportunidades de trabalho, das universidades e também de convier entre os jovens, criando com eles. Tudo isso me permite ajudar a construir uma cidade melhor, com pitadas de amor”, reforçou.

Parabéns, profa. Liliane!

 

Foto: Jornal Ponto Inicial