Educação a distância: passo a passo

A escolha do curso sempre foi a principal preocupação dos alunos. A inscrição para o vestibular carregava o peso da decisão de qual carreira seguir. Hoje em dia, além de escolher o que irão estudar, os estudantes também podem escolher como irão estudar. Há duas opções: educação presencial e educação a distância.

As vantagens e comodidades da educação a distância (EAD) têm conquistado muitos adeptos, fazendo com que o número de matrículas, nos últimos anos, superasse a casa de três milhões. Porém, muitas pessoas ficam em dúvida por não compreenderem o funcionamento dos cursos EAD. Pensando nisso, nós elaboramos este passo a passo para tornar as coisas mais simples. Descubra mais!

Como ingressar na educação a distância

Você concluiu o Ensino Médio? Portanto, a primeira etapa está cumprida. O próximo passo rumo ao ensino superior é o processo seletivo. Na FSG, por exemplo, a admissão ocorre via vestibular. A inscrição pode ser feita pelo site, no qual constam diversas informações relacionadas a todos os cursos do portfólio da instituição. Concluída a prova, basta realizar a matrícula.

Conheça a metodologia dos cursos

Os cursos de graduação da educação a distância normalmente são organizados em módulos, cada um deles com três disciplinas. Por ano, o aluno cursa quatro módulos. A quantidade de módulos varia de acordo com o curso escolhido.

Como funcionam as aulas

Os estudantes EAD podem usufruir de aulas online, ao vivo, uma vez por semana. As lições podem ser assistidas em computadores, tablets ou smartphones, desde que o aparelho tenha acesso à internet. Acompanhar a aula em tempo real é uma opção do aluno. Caso não seja possível, não há problema.

Todo e qualquer material básico das disciplinas (como apostilas e livros didáticos) estão à disposição dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse é o canal pelo qual se dá o acesso ao conteúdo das aulas virtuais.

Os professores também gravam aulas, discorrendo sobre as teorias das disciplinas, que ficam disponíveis para download. O estudante da educação a distância não sofre com a falta de recursos.

educação a distância biblioteca

Infraestrutura à disposição

Mesmo tratando-se de cursos a distância, instituições também oferecem aos alunos uma infraestrutura completa para uso. No caso da FSG, todos os estudantes têm ao seu dispor a biblioteca – que conta com um acervo com mais de 100 mil exemplares – e os laboratórios da instituição, caso sintam necessidade de complementar os estudos de alguma forma.

Métodos de avaliação

As provas também fazem parte da rotina da educação a distância. Por uma determinação do Ministério da Educação (MEC), todas as avaliações do Ensino Superior devem ser presenciais.

Isso significa que, nos dias de prova, os alunos deverão comparecer à instituição de ensino e realizar o teste conforme combinado com o professor responsável. Além disso, os docentes irão aplicar outras atividades avaliativas, online, conforme o andamento das disciplinas.

Como tirar suas dúvidas

Sempre amparados, os alunos de graduação EAD contam com o apoio da Tutoria. É possível esclarecer dúvidas via e-mail, telefone, whatsapp ou, até mesmo, agendando horários presenciais. Se preferir, o estudante poderá ser direcionado a atendimento com o professor titular.


0 Comentários

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *