Enfermagem – Profissão Urgente

Enfermagem é a arte de cuidar e sua essência é a assistência ao ser humano. Profissão que mistura o saber holístico com o científico, além de cuidar da doença atua na prevenção, promoção e pesquisa. Os diferentes cenários de atuação são facilitadores e aliados no processo de construção do conhecimento da saúde pública, despertando um olhar para além da saúde física que contempla o contexto social, político e histórico em que está inserido o indivíduo. Juntamente com os saberes da medicina, a enfermagem promove uma relação entre o conhecimento científico e social, que são peças fundamentais para a saúde pública. Para os profissionais da saúde, essa dimensão do conhecimento favorece o aperfeiçoamento de suas práticas assistenciais com vistas a assegurar aos usuários ações e serviços de qualidade.

 enfermagem

Enfermagem, Medicina e Saúde Pública

A enfermagem e a medicina remetem à interdisciplinaridade necessária ao serviço público de saúde, indo além da assistência como a organização e gestão dos serviços de saúde e também na compreensão dos usuários como seres complexos inseridos em um determinado contexto sociocultural, o que possui influência direta em sua saúde ou no processo de recuperação da mesma.

A Enfermagem tem como ferramenta fundamental a prestação do cuidado sistematizado em diferentes serviços, seja na saúde pública, na saúde hospitalar ou no ensino. Na saúde pública, as ações de enfermagem irão intervir no processo saúde-doença no desenvolvimento da promoção, prevenção e reabilitação. Em muitas dessas ações a Enfermagem atua nos programas direcionados para o ciclo vital e para os portadores de doenças como por exemplo a hipertensão. Portanto, a saúde pública e sua funcionalidade atual necessita de olhares diferenciados da enfermagem, da medicina e de diversas áreas, construindo um conhecimento ampliado de saúde como o sujeito e o meio, e interferindo no processo saúde-doença, deixando para trás velhos conceitos de que apenas o sujeito atua neste processo.

Enfermagem – Profissão Urgente

enfermagem

A enfermagem moderna apropriada ao conhecimento científico e inserida no contexto social e de saúde é sensível às constantes transformações sociais, política e econômica do país. Analisando o mercado da saúde e suas necessidades, a profissão se depara com vários aspectos sociais positivos na atuação do enfermeiro.

Avaliando um desses aspectos sociais, como o aumento da expectativa de vida da população idosa, é notória a escassez de profissionais especializados no mercado de trabalho que atuam nessa área. Faz-se necessário que a profissão urgentemente solicite ao universo acadêmico o conhecimento científico para a promoção desta qualificação em níveis de especialização, residência, mestrado e doutorado e, com isso, atenda a demanda do mercado com profissionais de excelência.

É fato! Estamos no mercado de trabalho atual por que a enfermagem permanece na zona de conforto? Já que somos necessários lá fora, por que esperamos adormecidos pela redução da carga horária de trabalho entre outras decisões de cunho político?

A atuação da enfermagem como prática profissional já ocorreu em séculos passados. No entanto, enquanto o profissional atua em cargos de gestão no sistema único de saúde, permanece invisível no sistema. É um paradoxo: assume vários campos de atuação na equipe de saúde, mas permanece impotente para tomar decisões.

Quebrando o silêncio na enfermagem

A enfermagem necessita ser vista pela sociedade, sair do silêncio que se encontra, mobilizar e se articular politicamente, acreditar que os problemas da profissão têm solução. É urgente! A profissão necessita sair desse silêncio e acreditar que a mudança pode ocorrer e que um dos caminhos é a conscientização dos trabalhadores.

0 Comentários

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *