Engenharia Ambiental – Estudantes conhecem empresa de tratamento de resíduos

Um grupo de estudantes do Curso de Engenharia Ambiental, acompanhado por alunos de Gestão Ambiental e Engenharia Mecânica, realizaram no último sábado, 2 de julho, uma visita técnica à empresa Renova, de Farroupilha, especialista em gerenciamento e tratamento de resíduos. A atividade foi supervisionada pela Coordenadora dos Cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, Profa. Raquel Finkler.

Os acadêmicos puderam conhecer melhor o sistema de coprocessamento de resíduos industriais, a estrutura, a tecnologia e a logística da empresa. Para a estudante Natália Canalli, a visita in loco foi bastante proveitosa, já que por meio dela é possível ter contato com a prática da profissão.

– Essa técnica coprocessa resíduos industriais transformando-os em combustível para fornos de cimenteira. A estrutura e a tecnologia adotada pela empresa, recebimento dos resíduos, o processo e o destino do produto final agregou conhecimento sobre a necessidade de se realizar análises químicas e físicas do material, garantindo um produto de qualidade.

renova400px

 

A empresa

O Grupo Renova, com unidades em SP e RS, oferece a indústrias de toda a região soluções de gerenciamento e tratamento de resíduos, explorando fontes alternativas de energia e utilizando técnicas modernas para execução destas tarefas, evidenciando conhecimentos trabalhados em sala de aula, relacionando assim a teoria com a prática.

A unidade de Farroupilha é constituída por um sistema de coprocessamento de resíduos, sendo que este sistema objetiva destruir os resíduos industriais de maneira definitiva sem a geração de passivos ambientais.