Engenharia: descubra qual curso é para você

Você se interessa pela área de Engenharia, mas ainda não sabe qual curso escolher? Nós ajudamos você a conhecer um pouco de cada um deles. Saiba mais:

1- Engenharia Ambiental

Os profissionais de Engenharia Ambiental são responsáveis por modificar o ambiente através da inovação e da tecnologia e por resolver os problemas do meio ambiente, na busca pelo desenvolvimento sustentável da sociedade. O Engenheiro Ambiental pode trabalhar em diversos locais como assessorias e consultorias ambientais, organizações governamentais e não-governamentais, empresas privadas e públicas ou de capital misto. Além disso, pode atuar na área acadêmica, em instituições de ensino.

2- Engenharia Civil

O Engenheiro Civil trabalha chefiando equipes de trabalho, supervisionando prazos, padrões de qualidade e segurança. A área passa por um momento muito bom, já que há um grande crescimento deste mercado, com a constante demanda por engenheiros de todas as áreas. Inclusive, há uma grande carência no mercado por mão de obra qualificada no setor. Pesquisas indicam também que a Engenharia é uma das três melhores profissões no Brasil, uma das mais vantajosas levando em conta o salário e a jornada de trabalho.

7-eng civil

3- Engenharia da Computação

O profissional formado em Engenharia de Computação atua com tecnologias embarcadas, desenvolvimento de softwares, robótica, aplicações móveis, desenvolvimento de computadores e periféricos, sistemas de integração entre hardware e softwares. O engenheiro de computação pode trabalhar em empresas e organizações em todas as áreas que demandam novas tecnologias como automatização de máquinas, telefonia, tecnologia e segurança da informação, e muitas outras.

4- Engenharia de Produção

O Engenheiro de Produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores, já que une conhecimentos de Administração, Economia e da própria Engenharia. Por dominarem as melhores formas de integrar mão-de-obra, equipamentos e matéria prima, os profissionais formados em Engenharia de Produção são bastante procurados. Além do ramo industrial, esse profissional é requisitado em hospitais, consultórios, bancos, empresas da área financeira e do setor de ensino, entre outros.

9-eng

5- Engenharia de Transportes

O profissional de Engenharia de Transportes deve possuir iniciativa, liderança e capacidade para atuar em equipe nas mais diversas áreas. Trata-se de um engenheiro com formação completa e multidisciplinar, que possui todos os conhecimentos técnicos, teóricos e práticos para o desenvolvimento da profissão. O Curso possui disciplinas interessantes como Engenharia de Tráfego, Projetos e Vias, Integração Modais, Fenômenos de Transporte, entre outras.

6- Engenharia Elétrica

O profissional de Engenharia Elétrica lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção. Também é responsável pelo desenvolvimento de componentes e pela manutenção de equipamentos e projetos de instalações elétricas. Esse profissional pode atuar no setor público e no setor privado, em empresas de telecomunicação, construção, tecnologia, indústrias em geral, entre outras.

11-engenharia elétrica

7- Engenharia Mecânica

O Engenheiro Mecânico cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. A Engenharia Mecânica é uma das atividades mais promissoras do país, além disso, a grande concentração de empresas do ramo metalmecânico em Caxias do Sul e região, faz com que se abram muitas vagas para este profissional.

vestibularextra800x150