Engenharia: Estudantes da FSG desenvolvem projeto de freio a disco com menor desgaste

Os estudantes do Curso de Engenharia Mecânica da FSG, Jean Carlos Muller e Leonardo Foguesatto Corrêa, desenvolveram um projeto de novo sistema de freios a disco, que promete, entre outros benefícios, diminuir o desgaste. O trabalho foi realizado na disciplina de Desenho Técnico, ministrada pela professora Letícia Reinheimer.

Muller explica que, atuando em oficina mecânica, reparou que a maioria dos automóveis apresenta problema de empenamento em discos de freio, ou desgaste no centro, resultando em rebarbas na extremidade. Segundo ele, isso gera aproveitamento inadequado das pastilhas e causa barulhos ao acionar o freio.

– Desenvolvemos então um disco onde suas extremidades apresentam um chanfro, e faz com que ele desgaste gradativamente, do centro até as extremidades uniformemente.

De acordo com o aluno, devido ao empenamento, foram criados vários pontos vazados, para refrigerar rapidamente todo o sistema, melhorando a frenagem.

Além do benefício do aumento da durabilidade, o novo sistema promete eliminar o barulho inconveniente de assobio ao acionar o freio, um problema causado pelo contato com as rebarbas da extremidade do disco.