Estudantes da FSG doam castelo interativo à Apadev

O dia a dia de diversas crianças com deficiência visual será mais divertido a partir desta terça-feira, 1º de novembro. O motivo é a doação de um Castelo Interativo, projetado por alunos de Design da FSG, para a Apadev – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, de Caxias do Sul.

O castelo foi desenvolvido pelos alunos Paulo Ricardo Zattera, Alana dos Santos Monteiro e Laís dos Santos Colombo, como projeto de Atividade Prática Supervisionada – APS. O trabalho recebeu o terceiro lugar no Desafio FSG 2016. Conforme os estudantes, a escolha pelo castelo buscou acolher tanto meninos quanto meninas.

Encantamento e aprendizado

Composto por MDF, com pintura e adesivagem, o castelo foi projetado para promover a integração entre crianças com e sem deficiência visual. As faces externas possuem texturas e formas que estimulam a aprendizagem. A parte interna, escura, dá às crianças videntes a oportunidade de experimentar o que os colegas com cegueira vivenciam.

Foto: Luciane Modena

Para a gerente administrativa da Apadev, Marisa Marques, a doação foi uma grata surpresa.

– Nós vamos aproveitar muito. Ensinamos as crianças a se adaptarem ao uso da bengala, então as texturas e o braile presentes no castelo podem ajudá-las a entender sobre lateralidade – acredita.