Estudantes da FSG explicam 12 sintomas do câncer de mama

É por meio de um modelo que apresenta 12 diferentes sintomas do câncer de mama que um grupo de estudantes da FSG tem feito a diferença na prevenção à doença. As alunas Ana Cláudia Müller, Patricia Menon, Thainá Giachelin e Samanta da Costa, do curso de Enfermagem, utilizaram isopor e biscuit para moldar a aparência de seios com os sintomas da enfermidade. Segundo o grupo, a ideia é gerar um impacto visual que facilite o entendimento sobre quais aspectos merecem atenção.

O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre do ano, durante a disciplina Saúde da Mulher e do Recém-Nascido, ministrada pela professora Eveline Franco da Silva. As estudantes se inspiraram em um material apresentado em sala de aula para desenvolver o projeto, que serviu como Atividade Prática Supervisionada – APS.

– Dificilmente uma campanha de conscientização mostra todos os sintomas do câncer de mama. Geralmente, o olhar é direcionado para a presença de nódulos, e não para alterações como assimetria e erosão da pele, por exemplo, que também podem indicar a presença da doença – explica a professora.

Preocupação que motiva

O alto índice de mortes por câncer de mama foi o que motivou as alunas a prepararem os modelos.

– É mais fácil mostrar esses sintomas de uma forma que as mulheres enxerguem o que é uma veia crescente, uma pele com aspecto de casca de laranja, entre outros. Quando apresentamos o trabalho, muitas pessoas ficaram surpresas e disseram que não conheciam sequer o autoexame – ressaltou Thainá.

Segundo a aluna, este é o tipo de câncer que mais mata mulheres, e o quinto que mais mata. Vale lembrar que também é possível a ocorrência em homens.

– É algo que afeta não apenas o físico, mas também o psicológico, o emocional. Uma série de outros problemas ocorrem por conta do câncer, como as dificuldades do tratamento, a mastectomia, a autoestima da mulher abalada. Por isso, é sempre melhor a prevenção – defende.

Agora, o material é apresentado em palestras de conscientização em empresas da região.

Foto: Luciane Modena

Samantha, Ana, Patrícia e Thainá (de pé), com a professora Eveline, ao centro

Conheça os 12 sintomas

1 – Assimetria

2 – Protuberância

3 – Afundamento de mamilo

4 – Pele com aspecto de casca de laranja

5 – Nódulo interno

6 – Veia crescente

7 – Buracos

8 – Fluido desconhecido

9 – Vermelhidão ou ardor

10 – Endurecimento

11 – Sulcos

12 – Erosão de pele