Estudantes de Direito da FSG já contam com plataforma de inteligência artificial de estudos para Exame da OAB

Já está disponível para uso de estudantes de Direito da FSG a plataforma de estudos para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que utiliza princípios de inteligência artificial para potencializar as chances de aprovação. A ferramenta é desenvolvida por uma startup brasileira e pode ser acessada gratuitamente por acadêmicos de Direito da FSG a partir do 7º semestre, de acordo com a proximidade de conclusão do curso.

Na plataforma, os estudantes têm à disposição um simulado com 1,1 mil questões para a primeira fase da prova e 480 para a segunda. Ele é gerado com base nas questões das provas da OAB, relacionadas aos conteúdos que foram estudados e considerando grau de dificuldade, de acordo com a evolução dos estudos.

Ao final do simulado, o gabarito é exibido para cada uma das questões, informando também ao aluno qual a resolução que fundamenta a resposta. Para cada disciplina é possível consultar o gabarito de cada simulado realizado e também é exibido um gráfico de chance de aprovação na disciplina.

Os resultados são obtidos por meio da teoria da resposta ao item, a chamada TRI, que não contabiliza apenas o número total de acertos no teste. De acordo com o método, o desempenho em um teste pode ser explicado pela habilidade do avaliado e pelas características das questões.

A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros:

  • Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm
  • Grau de dificuldade
  • Possibilidade de acerto ao acaso

Em outro menu, é possível acompanhar gráficos de desempenho na execução de cada simulado e do acompanhamento dos estudos previstos e dos estudos realizados. Cada vez que o estudante faz o simulado, o seu percentil (posição frente aos concorrentes de todo o país) e sua chance de aprovação são recalculados.

Também são disponibilizados cursos em vídeo e apostilas digitais, voltados para o conteúdo da prova e para a organização dos estudos. Além dos materiais das disciplinas para estudo a plataforma disponibiliza aulas com dicas de aumento de produtividade nos estudos, formas de aprendizado, técnicas de estudo, motivação para o exame e técnicas de desenvolvimento textual.

De acordo com o gerente de implantação do projeto na FSG, Davi Pistorello, todos os estudantes que integram o grupo dos mais próximos de realizar a prova da OAB já receberam as instruções para acesso. Quem já é formado pelo Curso de Direito também poderá utilizar a plataforma, assinando o plano especial para egressos da FSG.