Estudantes de Nutrição da FSG desenvolvem pesquisa com idosos de Nova Roma do Sul

O comportamento alimentar de 302 idosos de Nova Roma do Sul foi objeto de pesquisa de duas acadêmicas do Curso de Nutrição da FSG. Helena Zoraski e Marilene Fiametti pesquisaram sobre o padrão nutricional e os fatores associados para a prevalência de síndrome metabólica, com orientação dos professores Cleber Cremonese e Maria Luisa Gregoletto.

O estudo foi realizado por meio de questionários de avaliação, coletas de sangue e medição de peso, altura e circunferência. Conforme o professor Cremonese, a intenção da ação é analisar o padrão cultural alimentar para buscar fatores de risco.

– Através do estudo de comportamento alimentar desses idosos, é possível descobrir quais alimentos funcionam como fator de risco metabólico e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames, diabetes.

novaroma600px

Os resultados da pesquisa foram apresentados à comunidade de Nova Roma do Sul, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde do município. As amostras recolhidas e os dados analisados servirão para continuidade do estudo, bem como no planejamento de ações de melhoria da saúde na cidade.

CTA_Vestibular2017-GERAL