Farmácia: saiba mais sobre a graduação nesta área

Esqueça aquela história de que o farmacêutico trabalha apenas em uma farmácia ou drogaria. O mercado de trabalho neste setor é amplo, com muitas opções de ocupação ao término do curso – tornando-se um dos fatores que levam o curso a ser bastante procurado pelos estudantes.

Quer cursar Farmácia? Confira mais sobre como funciona a graduação e o que você aprenderá durante o curso.

O profissional e o mercado de trabalho

A expansão de redes de farmácias e o investimento das pessoas em cosméticos e produtos de beleza faz do mercado onde o farmacêutico atua, um dos mais aquecidos. Isso, mesmo em tempos de dificuldade. Além de ser o sexto maior do mundo, o setor cresceu 12,5% no ano passado, em relação a 2015. No setor público, nos serviços de vigilância sanitária, encontra-se outro espaço que o estudante poderá atuar quando obter o diploma universitário.

farmácia saiba mais 500px

Além disso, desde 2014, todas as farmácias privadas são obrigadas a contar com a presença de um farmacêutico no estabelecimento, principalmente em razão da dispensação de medicamentos.

O curso de Farmácia

A graduação em Farmácia possui 10 semestres e busca formar o aluno para atuar nas muitas ramificações do mercado de trabalho, como análises clínicas, produção de medicamentos, inspeção de alimentos e fármacos ou prestar atendimento especializado em drogarias.

Os primeiros semestres focam em disciplinas básicas, como Anatomia, Fisiologia Humana, Histologia e Embriologia, entre outras. Conforme o estudante vai avançando, terá mais contato com diversas outras áreas, sempre em constante aprendizado nos laboratórios, cuja tecnologia dos equipamentos deve ser um diferencial das instituições.

Na FSG, os estudantes de Farmácia cursam boa parte das disciplinas no Centro Integrado de Saúde. O espaço, voltado para as aulas práticas do curso, possui uma ampla e moderna infraestrutura que simula a rotina de um profissional da área.

Além disso, a FSG oferece um diferencial no curso de Farmácia: a formação multidisciplinar e conjunta, principalmente com o curso de Biomedicina. É uma chance aos estudantes e profissionais formados das duas graduações aproveitarem as disciplinas e conquistarem uma segunda titulação na metade do tempo.