Fisioterapia da FSG: atendimentos envolvem conhecimento, sensibilidade e humanização

Para a estudante Gissele Dutra Rocha, 8º semestre, a Fisioterapia vai muito além de ser uma profissão que atua em auxílio motor e cognitivo de pacientes. Trata-se muito de sensibilidade e humanização.

– Atuando na Fisioterapia a gente passa a ver as coisas com outros olhos, sem dúvida.

A percepção de Gissele se confirma porque uma das etapas mais importantes no processo de tratamento fisioterapêutico, principalmente a pacientes com comprometimentos motores ou cognitivos é a formação de vínculo. Ou seja, para que haja resultado, é necessário confiança.

Nesta semana, o Centro Integrado de Saúde da FSG passou a realizar atendimentos fisioterapêuticos gratuitos para alunos da Apae de Caxias do Sul, por meio de um convênio de cooperação com a prefeitura. O projeto passa a integrar a lista de 10 programas de atendimento que o Curso de Fisioterapia da FSG oferece à comunidade.

Dentre as atividades que os pacientes da Apae recebem junto à Clínica estão exercícios funcionais, alongamentos e tratamentos motores e respiratórios. Eles são incentivados a criar maior independência e praticar treinamentos em casa. Os pais também recebem orientações.

– A gente sempre espera que ela melhore cada vez mais – acredita Lauri Borges Padilha, que veio acompanhar o atendimento da filha Vitória Antunes Padilha, de 17 anos.

Ao todo, a Fisioterapia da FSG desenvolve 250 atendimentos semanais à comunidade, ligados ao Centro de Saúde da instituição. Todos são efetuados por acadêmicos e possuem a supervisão próxima de mestres e doutores da área.

Os principais programas de atendimento:

  • Fisioterapia de Solo
  • Fisioterapia Aquática
  • Terapia Manual
  • Fisioterapia Dermatofuncional: Lesões e Feridas
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Postural
  • Fisioterapia Desportiva
  • Fisioterapia Aquática na Fibromialgia
  • Projeto de Pesquisa em Fisioterapia
  • Projeto Apae

A coordenadora do Curso de Fisioterapia da FSG, Profa. Ma Alexandra Renosto, enfatiza a qualidade dos atendimentos prestados, já que contam com infraestrutura moderna e completa, além do acompanhamento de professores, que além de docentes, são profissionais experientes na área.

– Essa soma de fatores qualifica ainda mais os serviços ligados ao Curso de Fisioterapia, e também aqueles prestados pelas demais graduações da FSG.

Conforme a professora, existe o compromisso da formação técnico-científica e humana de profissionais preparados para o trabalho em equipe interprofissional, com ênfase no cuidado ao paciente.

– Nossas práticas não subestimam as necessidades emocionais. O interesse e a sensibilidade, que por diversas vezes marcam o atendimento realizado por nossos acadêmicos, são traços comportamentais que sinalizam o quão preparados estão para o contexto atual.

Além de parcerias e convênios, os programas de saúde da FSG também atendem à comunidade, com taxas subsidiadas, e os interessados podem contatar pelo telefone 54 3022 8400. A prioridade é sempre fazer o melhor, como destaca Gissele.

– Eu sempre falo muito em amor à profissão. Isso também quer dizer que devemos priorizar para que os atendimentos sejam feitos da melhor maneira possível.