Fisioterapia: promovendo bem-estar

A Fisioterapia tem como foco principal o estudo do movimento humano para ajudar a minimizar e prevenir dores e problemas de mobilidade ou limitações. Através de um conjunto de técnicas preventivas, o fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura.

Fisioterapia promovendo bem-estar

Existem áreas da Fisioterapia que vêm se destacando nos últimos anos como mais promissoras no quesito mercado de trabalho. Dentre elas estão a fisioterapia esportiva, a fisioterapia dermato funcional, o pilates e o atendimento a domicílio. Também apresentam grande demanda as áreas de fisioterapia hospitalar e a reabilitação cardiovascular.

Áreas promissoras

A fisioterapia esportiva é uma das áreas mais promissoras e se destaca pela necessidade cada vez maior dos atletas de se reabilitar de lesões. O fisioterapeuta atua diretamente no gesto motor que a pessoa pratica. Como se trata de uma área nova, ainda há poucos profissionais especializados.

O pilates também vem se notabilizando por oferecer oportunidades aos profissionais formados em Fisioterapia. O método tem como objetivo proporcionar aos praticantes uma melhor compreensão corpo combinando fundamentos como respiração, concentração, centramento, controle, precisão, entre outros. É um recurso que promove o bem estar e a saúde da pessoa por meio de um sistema de movimentos.

pilates fisioterapia

Outro campo de atuação em alta é a fisioterapia dermato funcional, reconhecida como uma das especialidades do fisioterapeuta. A fisioterapia dermato funcional tem como objetivo promover, aperfeiçoar, ou adaptar, através de uma relação terapêutica, o indivíduo a uma melhor qualidade de vida e saúde.

Carreira em ascensão

A busca pela especialização e aprimoramento dos currículos dos cursos transformaram a Fisioterapia em uma carreira com inúmeras possibilidades. Atuando na prevenção ou na reabilitação, o fisioterapeuta pode empreender seu próprio negócio ou trabalhar em empresas focadas nos mais diversos segmentos.

fisioterapia

A abertura de novas áreas para atuação do fisioterapeuta aumentou as oportunidades de trabalho para o profissional. A profissão passa a viver um novo período, em que começam a faltar profissionais de Fisioterapia em geral. Diante disso, há expectativa de que ganhos e remuneração acompanhem esse movimento naturalmente.

O fisioterapeuta pode atuar de forma autônoma, em empresas privadas ou públicas. Pode trabalhar na área esportiva, no campo estético, em hospitais, na geriatria, saúde do trabalho ou ainda nos campos de recuperação em ortopedia e traumatologia. E tem mais! Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apontou recentemente a Fisioterapia como uma das dez profissões mais felizes.

A promoção do bem-estar está entre os principais focos da Fisioterapia e o conhecimento do profissional em utilizar um conjunto de técnicas preventivas, que buscam minimizar e prevenir dores e problemas de mobilidade ou limitações, o tornam bastante requisitado.

A abertura de novas possibilidades, com novos segmentos e espaços no mercado de trabalho da profissão, aumenta a cada dia. Seja trabalhando em empresas públicas, privadas ou ainda por conta própria, há muito espaço para o fisioterapeuta. Isso faz com que a área se torne uma das mais promissoras dos próximos anos.

0 Comentários

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *