Fórum Docente da FSG aborda o novo Marco Regulatório e o Ensino Superior

A FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha realizou na noite desta quarta-feira, 25 de julho, a abertura do 8º Fórum Docente da Instituição. O evento contou com a presença de professores de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa das unidades.

Na abertura das atividades, o Reitor da FSG, Prof. Dr. Renato Padovese, frisou alguns pontos importantes do cenário da educação superior presencial e a distância. Padovese também destacou os altos índices de qualidade acadêmica do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, ao qual a FSG passou a fazer parte neste ano.

A palestrante da noite foi a professora Dra. Inês Confuorto, Diretora de Regulação da Cruzeiro do Sul, que abordou o novo Marco Regulatório e o Ensino Superior. Ele consiste, principalmente, nas mudanças indicadas pelo Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

O Fórum Docente da FSG ocorre também na quinta-feira, dia 26 de julho, com a apresentação das Melhores Práticas de Ensino.

Qualidade do Corpo Docente

A cada semestre, a FSG eleva o índice de professores com mestrado ou doutorado. Atualmente, 84% do corpo docente são formados por profissionais com essas titulações. A instituição investe continuamente em programas de formação e desenvolvimento de professores voltados para o modelo de ensino característico da instituição, que tem como protagonista o próprio estudante.

O principal benefício para os alunos, em trocar conhecimentos com professores altamente qualificados e com formação avançada, está na qualificação do modelo teoria-prática. Ou seja, um professor que possui, além de experiência de mercado, uma formação em mestrado ou doutorado é capaz de embasar as práticas da profissão com teorias melhor aprofundadas.

O objetivo é que o universitário, desse modo, seja instigado a ter uma visão ampla sobre a profissão na qual está se formando. Consequentemente, o mercado recebe profissionais bem melhor preparados.