FSG e 3º GAAAe realizam Simpósio Militar da Serra Gaúcha.

A FSG, em parceria com o Grupo Conde de Caxias, do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), realiza de 23 a 25/10 o 4º Simpósio de História Militar da Serra Gaúcha. A programação que é dedicada especialmente à comunidade acadêmica e às autoridades convidadas contemplará palestras de diferentes temas e eventos militares históricos, relacionando-os com o contexto local e regional.

O simpósio faz parte de uma atividade de extensão do curso de Relações Internacionais da FSG e tem como objetivo principal oferecer uma maior interação entre o Exército Brasileiro, professores e acadêmicos. “Esse relacionamento entre os dois segmentos da sociedade já vem sendo postulado pelo próprio Ministério da Defesa, quando enaltece o esforço para a realização de novas pesquisas sobre assuntos de Defesa”, destaca o coordenador do curso de Relações Internacionais, Cezar Cauduro Roedel.

O evento também propõe apresentar a realidade vivenciada por oficiais e a alunos do 3º GAAAe, bem como suas pesquisas acadêmicas. “A relação da FSG com as Forças Armadas se justifica pelas próprias diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Defesa, nas quais Academia desempenha importante papel junto às instituições do Estado ao produzir conhecimento e análise crítica sobre questões de interesse da sociedade”, observa Roedel.

Confira a programação:

Dia 23 de outubro

19h30 – Palestra Mobilização e Campanha Militar da FEB na 2ª Guerra Mundial, com Cel. Leandro Fernandes Moraes (Cmt do 3º GAAAe)
20h50 – Contexto Histórico da Participação do Brasil nas 1ª e 2ª Guerra Mundial, com Prof. Me. Luiz Armando Capra Filho

Dia 24 de outubro

19h30 – Guerra do Contestado: Emprego da aviação e seus desdobramentos, com Prof. Dr. Anderson Matos Teixeira
20h50 – Invasões Francesas no Brasil, com grupo de alunos da FSG

 Dia 25 de outubro

19h30 – Instabilidade da 2ª República, com Cap. Rodrigo Rodrigues Correa

Todas as palestras ocorrem no Auditório do Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), na Avenida Rio Branco, 707 – Bairro São Pelegrino – Caxias do Sul.