FSG dá início às obras do Hospital Veterinário

A FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha iniciou neste mês a construção do Hospital Veterinário, junto ao Campus Sede da Marechal Floriano, em Caxias do Sul. O espaço contará com laboratórios especializados, ambulatórios e também bloco cirúrgico para animais de pequeno e de grande porte. A conclusão da obra está prevista para o 1º semestre de 2018.

O Hospital Veterinário da FSG, próximo ao Centro de Tecnologia e Inovação, ocupará uma área de cerca de 2 mil m². Nele, serão construídos os laboratórios de patologias, reprodução animal, parasitologia e microbiologia. Um dos destaques do novo hospital é que ele contará com laboratórios de Anatomias.

Depois de finalizado, o Hospital Veterinário da FSG servirá à comunidade, com projeção de atendimentos clínicos e cirúrgicos conforme a resolução 1137/16 do Conselho Federal de Medicina Veterinária. A capacidade prevista é de até mil atendimentos anuais para animais de pequeno e médio porte, e 200 atendimentos anuais para animais de grande porte.

Aulas práticas e teóricas no Hospital Veterinário

Os estudantes do Curso de Medicina Veterinária da FSG poderão aproveitar o Hospital Veterinário para aulas teóricas e práticas como Microbiologia, Parasitologia e Patologias. O espaço também servirá para estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios.

Hospital Veterinário FSG 500px

Outro destaque do Hospital Veterinário é o bloco cirúrgico, que terá paredes de vidro para que os estudantes possam assistir aos procedimentos em tempo real.

A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da FSG, Prof. Dra. Claudia Lautert, destaca que o espaço é importante para a aprendizagem dos estudantes, ao mesmo tempo que fará atendimentos externos.

– Tal infraestrutura é essencial para que haja contextualização da aprendizagem para o acadêmico, pois não basta o saber, mas sim o saber fazer, tendo em vista que a Medicina Veterinária está intrinsecamente associada às práticas médicas: diagnóstico, clínico e cirúrgico.