FSG realiza Semana do Idoso.

Saúde, cuidados e direitos dos idosos são alguns dos temas que pautam a Semana do Idoso que a FSG realizará entre os dias 1º e 3 de outubro. O evento terá palestras gratuitas, abertas à comunidade, e ocorre no Teatro FSG.

Organizada pelo curso de Fisioterapia, a Semana do Idoso pretende oferecer um momento de aprendizagem para os acadêmicos e comunidade em geral, a fim de reproduzir essas informações para a sociedade em forma de esclarecimento. “Vamos abordar temas pertinentes ao indivíduo idoso nas concepções física, emocional, social e espiritual, discutindo as estratégias atuais de cuidados e direitos”, explica a coordenadora do evento, Gisele Oltramari Meneghini, mestre em Gerontologia Biomédica.

Ela lembra que o censo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta expectativa de vida de 80 anos para mulheres e 73 anos para os homens, um crescimento da expectativa de vida da população brasileira. “As pessoas estão vivendo cada vez mais e melhor, aumentando assim o número de idosos na sociedade. As informações que influenciam na qualidade de vida são muito importantes, porque muitos idosos vivem zelados por cuidadores ou familiares que não possuem o aprendizado necessário para tal responsabilidade”, exemplifica Gisele.

Confira a programação:

Dia 1º

– 19h30: Experiências com Idosos em Caxias do Sul, com Maria Luiza Bedin

Dia 2

– 19h30: palestra O que o poder público está fazendo em prol de nossos idosos?, com vereador Felipe Gremelmaier (Presidente da Comissão do Idoso da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul)

Dia 3

19h30: palestra Espiritualidade no Envelhecimento, com Frei Jaime Bettega

 

Para participar é solicitado a doação de alimentos não perecíveis ou fraldas geriátricas que serão doadas para o Lar Idoso Bela Vista e Lar São Francisco de Assis.