FSG sem Barreiras: conheça o programa que atende a pessoas com deficiência

Todos os sábados pela manhã, 44 pessoas com algum tipo de deficiência vêm até a FSG para participar de um programa que busca melhorar a qualidade de vida. Com a ajuda de estudantes e professores de três cursos da instituição, os participantes desenvolvem atividades diversas, que estimulam os mais variados sentidos.

Em funcionamento há 12 anos, o Programa FSG sem Barreiras já atendeu a centenas de pessoas e busca o progresso psicomotor e socioafetivo dos beneficiados. Estudantes e professores de Educação Física, Nutrição e Psicologia são os responsáveis por promover atividades na quadra de esportes, academia, piscinas, salas de aula, laboratórios de informática, entre outros espaços da instituição. Além disso, são realizados passeios externos, com o apoio de empresas parceiras.

fsg_barreiras600px3

O FSG sem Barreiras também presta atendimento e suporte aos familiares dos participantes. Segundo a coordenadora do programa, Profa. Mônica Duso, os principais resultados são observados na melhoria dos aspectos de desenvolvimento pessoal.

– Temos atividades que estimulam a motricidade, incentivam a alegria, autoestima, autonomia e socialização dos participantes. Isso favorece na inclusão dos alunos especiais na própria sociedade. Também fazemos o atendimento às famílias, pois nem todos os alunos possuem essa autonomia. Então os pais também podem fazer diferentes atividades em cada semana.

fsg_barreiras600px2

O programa ainda conta com mais de 20 voluntários. O estudante de Educação Física, André Capoani, decidiu ser voluntário após se interessar pela inclusão social em uma aula de libras. Além da própria satisfação em ajudar os outros, André percebe o benefício para os participantes.

– Sou voluntário há cinco meses e mesmo assim já pude perceber o quanto os alunos vão perdendo o medo de se expressar. Normalmente eles são tímidos no início, por acharem que são excluídos no grupo, mas com o tempo eles se sentem mais à vontade.

O Programa FSG sem Barreiras é aberto e gratuito a pessoas com qualquer tipo de necessidade especial, na faixa etária de 2 anos e meio a 45 anos. Os atendimentos ocorrem na FSG, nos Prédios A, C e F, aos sábados pela manhã, das 8h30min às 11h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54 3022 8400.

fsg_barreiras600px