Gastronomia em alta! O que se aprende nesse curso?

Impulsionada por programas de televisão e pela valorização dos consumidores em comer bem, a figura do chefe de cozinha ganhou espaço nos últimos anos. Se você gosta de se aventurar na cozinha, misturar ingredientes, testar receitas, a gastronomia é seu caminho.

Mas, ao iniciar uma graduação nessa área, os estudos farão você perceber que a conquista do tão sonhado avental precisará de mais esforços.

O profissional e o mercado de trabalho

Com um mercado bastante concorrido e buscando atrair clientes de diversos perfis, os restaurantes têm apostado na contratação de chefs de cozinha como estratégia. Embora não seja obrigatório, a presença do profissional é importante na hora de elaborar novos pratos, montar cardápios atrativos e que podem ser diferenciais para conquistar novos clientes.

Além de ser um chef de cozinha, o estudante de Gastronomia pode também ser um chef pâtissier, especialistas em confeitaria e panificação. Ou então personal chef, que trabalha como um chef de cozinha em residências particulares. Pode atuar com consultoria, prestando assessoria para estabelecimentos que pretendem abrir ou que já estão em atividade.

gastronomia o que se estuda 500px

Além disso, o profissional poderá seguir na segurança alimentar. Poderá atuar fiscalizando cozinhas industriais e conferindo se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas pelo estabelecimento.

O que se estuda em Gastronomia

Gastronomia é uma graduação com duração média de quatro semestres. É um curso que aborda questões de higiene e legislação dos alimentos, especificidades das cozinhas americana, europeia e asiática. Também estuda as operações de um restaurante, panificação, confeitaria, passando por disciplinas como foco na Enologia e em cervejas, destilados e harmonização.

Nutrição, Harmonização, Planejamento de Cardápio, Turismo e Hospitalidade também estão entre os assuntos abordados no decorrer do curso.

Na FSG, durante as aulas práticas de Gastronomia, o estudante aprende várias técnicas de preparo básicas. Aprende sobre ingredientes e corte de carnes, aves e peixes, e por fim o preparo de pratos mais sofisticados de cozinha internacional e nacional, clássica e contemporânea.

Com isso, o aluno poderá trabalhar com confeitaria, cozinha internacional, restaurantes, padaria, bistrô, gerência de alimentos e bebidas em empresas. O ainda, ter toda uma base fundamental para abrir o próprio negócio.