I Jornada de Arquitetura Social da Serra Gaúcha.

E

m pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), contatou-se que 85% dos brasileiros constroem e reformam sem a orientação de arquitetos e urbanistas. Mesmo com a aprovação da Lei Nº 11.888/2008, o acesso gratuito à assistência por profissionais tem sido pouco aplicada no Rio Grande do Sul.

É por isso que nos dias 8 e 9/12, o curso de Arquitetura e Urbanismo realizará a I Jornada de Arquitetura Social da Serra Gaúcha, por meio de oficinas, palestras e do Mutirão de Assistência Social (MAS), em que será desenvolvido um projeto arquitetônico para a entidade Centro de Convívio Laços de Família da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul.

O pátio do centro de convívio é o local mais importante para as crianças que ali frequentam, uma vez que suas casas costumam ser pequenas e sem janelas. Estas crianças têm no pátio um espaço de respiro, porém a sua realidade é um pátio de cascalho com uma quadra de concreto irregular, pouco atrativa e perigosa para quedas das crianças.

Os materiais arrecadados foram por meio de doações.

O objetivo da atividade é orientar os profissionais e estudantes sobre o exercício profissional em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS, promover a arquitetura como objeto de ação social, transformadora dos espaços e sensibilizar as comunidades e gestores municipais sobre a importância da ATHIS.

Confira a programação:

Dias 8 e 9/12, das 8h às 17h
Local: Centro de Convívio Laços da Amizade – Rua Darcy Salvador, Bairro Pioneiro, ao lado da UBS
Mutirão de Assistência Social – MAS
Oficinas de técnicas de construção sustentável para famílias em vulnerabilidade social:

– Equipamentos de Pallets – Arq. Thomas Ferreira

– Equipamentos de Pneus – Arq. Endrian Santos

– Pinturas Decorativas – Arq. Arguir Renosto

– Jardinagem – Arq. Marcos Rodrigues

Dia 13/12

16h – Oficina: Compreendendo as complexidades socioambientais para ATHIS, com a arquiteta Mariana Estevão de Souza.

A oficina simula o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social para a melhoria de suas casas, como meio de proporcionar ao profissional ou estudante o contato com essa realidade e propor soluções que extrapolam o projeto arquitetônico.
Local: Sala Sede 233

19h- Palestra ATHIS para Melhorias Habitacionais – a experiência do Projeto Arquiteto de Família, com a arquiteta Mariana Estevão de Souza, formada pela UFF, é especialista em Saneamento Ambiental e em Gestão de Espaços Físicos de Saúde, pela Escola de Saúde Pública da Fiocruz. É mestre em Gestão do Espaço Urbano pela UFF. Idealizadora do Projeto Arquiteto de Família e fundadora da Organização Soluções Urbanas, da qual é a presidente e coordenadora do Projeto Arquiteto de Família.
Local: Sala Sede 233

 

Vagas Limitadas!

Inscrições no Portal do Aluno.