IX Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo reúne profissionais e valoriza alunos

Produção de conhecimento, networking e premiações marcaram o IX Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo, realizado no dia 31 de outubro no Teatro FSG. O evento ocorreu de forma paralela ao ArqTalk Serra, promovido pela Associação Sala de Arquitetos.

Entre profissionais da área, estudantes e comunidade em geral, mais de 300 pessoas estiveram presentes para assistir ao bate-papo entre representantes dos escritórios FabrisFranco e Ardez, que abordaram a evolução das tecnologias para venda de projetos de interiores. Na sequência, o arquiteto Eduardo Gurian, do SIAA Arquitetos de São Paulo, compartilhou a experiência do escritório com projetos que utilizam a pesquisa e o desenho como premissas.

A programação foi encerrada com a solenidade de premiação dos melhores projetos realizados no curso de Arquitetura e Urbanismo da FSG em 2018. As propostas condecoradas haviam sido apresentados para uma banca com arquitetos representantes de diversas instituições da cidade durante a Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia e Inovação, nos dias 28 e 29 de outubro.

O trabalho que conquistou o primeiro lugar foi de autoria de Caroline Oss Emer, desenvolvido durante a disciplina Projeto III, ministrada pela Profa. Me. Taísa Festugato. As segundas e terceiras colocações ficaram, respectivamente, com Gabriel Pergher Horbach e Arthur de Oliveira Jacobs, alunos da disciplina Projeto V, lecionada pelos professores Rafael Ártico e Juliana Gaurnieri.

O projeto das alunas Karine Fagherazzi Lazzari e Greice Keli Vezentini, para a disciplina de Urbanismo III, ministrada pela Profa. Me. Daniela Fastofski, foi escolhido pelo Lab de Ativações Urbanas como o que mais contribui para o espaço urbano. Com isso, as alunas levaram para casa o Troféu Vivacidade.

O evento contou com o patrocínio da Promob, FS Maquetes e Rupestre Turismo, além de ter apoio do CAU-RS, Luxion Iluminação, Hugo Pietro, Orquídea, Arqcoolab e IAB-RS.


Mais sobre o vencedor

A aluna Caroline Oss Emer desenvolveu o projeto vencedor no semestre 2º semestre de 2018. A proposta era projetar uma escola de ensino fundamental em um terreno localizado em frente à Praça das Feiras e à rua Olavo Bilac, aproveitando o desnível de 6 metros entre as frentes.

Preenchendo um espaço vazio entre os edifícios históricos das antigas Vinícolas Caxiense e Riograndense, o projeto foi desenvolvido em três níveis para respeitar as alturas das edificações existentes. O trabalho se organiza em barras lineares com pátio central no nível intermediário, que limita o acesso para a parte externa da escola, proporcionando um maior controle das crianças.

Com essa formação de partido foi possível criar dois acessos, sendo um pela Rua Olavo Bilac, para quem chega de carro, e um segundo acesso para pedestres, pela Praça das Feiras – a intenção é conectar praça e escola, trazendo mais vida ao lugar. O desnível entre a praça e o nível intermediário do lote é vencido por patamares de hortas educativas, proporcionado um espaço de troca de conhecimento e alimentos naturais para as crianças.


Conheça os premiados

No total foram premiados 15 trabalhos com menções honrosas, indicados pelos professores regentes das disciplinas com o pré-requisito de terem alcançado nota mínima 9 – todos concorreram aos prêmios.

  • Projeto II: Karine Fongaro; Bianca Nedel;
  • Projeto III: Anderson Bones; Caroline Oss Emer;
  • Projeto IV: Angélica Galiotto Salvador e Karina Guimarães Camillo; Andressa Molon Biesutti e Gabriele Variza Tondello;
  • Projeto V: Gabriel  Pergher Horbach; Arthur de Oliveira Jacobs;
  • Projeto VI: Aléxia Natalia Da Rosa Vargas, Maria Eduarda Lopes Leite e Rafaela Toss; Andrelize Da Motta De Oliveira, Gabrielle Cardoso Mari, Greice Keli Vezentini e Karine Fagherazzi Lazzari;
  • Paisagismo e Meio Ambiente: Schauana Massignani e Ingrid de Souza Pinto;
  • Urbanismo I: Débora Rui, Raquel de Oliveira, Patricia Drehmer; Pamela Vall Neitzke e Gabriel Pergher Horbach;
  • Urbanismo III: Greice Keli Vezentini e Karine Fagherazzi Lazzari; Guilherme Dacas e Eduarda Masiero; Andrelize da Motta de Oliveira, Gabrielle Cardoso Mari, Mariel Boeira dos Santos e Caroline Gasperin.