Já pensou em fazer o Curso de Terapia Ocupacional?

Parece uma profissão nova, não é? Mas, você sabia que o primeiro curso de Terapia Ocupacional no Brasil foi criado há mais de 50 anos, na Faculdade de Medicina de São Paulo? Pois é, há mais de meio século, o país pode contar com os serviços especializados de terapeuta ocupacional.

A principal atividade de um profissional de Terapia Ocupacional é trabalhar no desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas que sofreram algum tipo de trauma físico, psiquiátrico, mental, geriátrico ou social. Entre essas dificuldades estão derrames, amputações, depressão, esquizofrenia e síndromes.

Onde trabalhar?

O mercado de trabalho para terapeutas ocupacionais cresce a cada dia, conforme a sociedade vai percebendo a importância e os benefícios dessa profissão. O graduado em Terapia Ocupacional pode trabalhar em diversas áreas: hospitais, clínicas, consultórios, postos de saúde, escolas, casas de reabilitação e de repouso, empresas, associações comunitárias, e muito mais.

terapia_ocupacional-reconhecimento

Outro campo de trabalho para os terapeutas ocupacionais está nas prefeituras. O Rio Grande do Sul possui 496 municípios e estão registrados atualmente apenas cerca de 700 profissionais de Terapia Ocupacional.

Onde estudar?

No Rio Grande do Sul, apenas quatro instituições de ensino superior têm autorização para oferecer o Curso de Terapia Ocupacional. Uma delas é a FSG, em Caxias do Sul.

O curso da FSG forma terapeutas ocupacionais completos, requisitados pelo mercado de trabalho e prontos para se tornarem referência na área.

Infraestrutura

A FSG oferece aos seus estudantes de Terapia Ocupacional uma infraestrutura completa de diversos laboratórios como o de Tecnologia Assistiva, de Atividades Expressivas, Atividades e Recursos Terapêuticos, além dos espaços compartilhados com outros cursos no Instituto Integrado de Saúde.

Outro destaque da estrutura é o Apartamento Adaptado, um espaço pedagógico que possibilita vivências práticas. É um ambiente similar a uma moradia, com sala de estar cozinha banheiro e quarto, onde todas as peças são pensadas para atender pessoas com deficiência.

Curso de Terapia Ocupacional

Neles, os alunos colocam em prática aquilo que aprendem nas disciplinas e, durante o estágio, atendem a pacientes com paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, autismo, entre outros.

Qualidade de ensino

Na FSG, o estudante de Terapia Ocupacional se forma em apenas quatro anos, mesmo com uma carga horária de 3.222 horas, maior até do que é exigido pelo Ministério da Educação. Além disso, o corpo docente do curso é altamente qualificado, pois a maioria dos professores possui mestrado e pós-graduação, e são experientes no mercado.

Por que a Terapia Ocupacional?

O terapeuta ocupacional é o profissional que cria condições, que desenvolve, que faz o bem, que promove o bem-estar. Ele tem papel fundamental na qualidade de vida das pessoas e na saúde individual e coletiva.

claudia_to

De acordo com a Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da FSG, Profa. Claudia Colar Scolari, as pessoas que escolhem atuar na área da Saúde têm um diferencial.

– Ser terapeuta ocupacional é ser uma pessoa que quer fazer a diferença no cotidiano do ser humano.

quero me inscrever botão vestibular