Laboratório Escola de Biomedicina inicia funcionamento na FSG

A FSG passa a dispor oficialmente a partir deste semestre do Laboratório Escola de Biomedicina – LEB, um espaço totalmente voltado para a prática de análises nas mais variadas áreas. O LEB irá beneficiar diretamente estudantes em estágio curricular, mas também servirá para realização de projetos de pesquisa e extensão de demais graduações, além de atendimentos à comunidade externa.

Inicialmente, o Laboratório de Biomedicina da FSG conta com seis acadêmicos, que já realizam atividades em parceria com outros cursos. No entanto, a área técnica do LEB, um dos poucos no RS, possui a capacidade de acomodar 36 estudantes simultaneamente, sempre acompanhados por professores.

Acompanhamento profissional

Um dos principais diferenciais do Laboratório Escola de Biomedicina da FSG é que todas as atividades realizadas pelos estudantes são acompanhadas de perto por professores mestres ou doutores. Os alunos poderão ter experiência em todos os setores: triagem, coleta, líquidos corporais, hematologia, parasitologia, bioquímica, imunologia, microbiologia e lavagem e esterilização de materiais.

laboratório escola de biomedicina 5

Na opinião da estudante Júlia Duarte Ramos, monitora do laboratório, o LEB servirá para mostrar aos acadêmicos como o espaço funciona de verdade.

– A experiência é extremamente engrandecedora por dois principais motivos: primeiro porque podemos ver na prática aquilo que vemos na teoria, e segundo porque teremos convivência direta com profissionais e com o público.

Atendimento à comunidade

De acordo com o coordenador do Curso de Biomedicina da FSG, Prof. Me. Maurício Bassuino, em breve o Laboratório Escola passará a atender também a comunidade externa, aproximando ainda mais os acadêmicos da realidade da profissão.

– A oferta de serviços para a comunidade, poderá aproximar ainda mais os acadêmicos da realidade da população e fazer com que o espírito de profissional a serviço da saúde seja estimulado ao máximo.

O Laboratório Escola de Biomedicina funciona no novo Centro Integrado de Saúde da FSG, junto ao Campus Sede, em Caxias do Sul.