Laminoteca: estudantes de Biomedicina desenvolvem acervo digital

Um trio de estudantes do curso de Biomedicina da FSG desenvolveu um site para auxiliar em pesquisas acadêmicas da área. Bruna Damin, Guilherme Paim e Luana Krindges são os criadores da Laminoteca, um acervo digital de lâminas com suas referências bibliográficas.

O espaço, elaborado na disciplina de Parasitologia Clínica, sob a supervisão da professora Niara Medeiros, está divido por áreas para facilitar o acesso: parasitologia, hematologia, histologia e líquidos corporais.

De acordo com a aluna Bruna Damin, o site foi criado com o intuito de inovar. Mesmo que a página tenha fins acadêmicos, profissionais da área também estão convidados a acessá-la.

– Queríamos fazer algo diferente dos artigos de revisão ao quais estamos acostumados, principalmente na área da Saúde. Por isso, resolvemos mergulhar nesse mundo da tecnologia.

Divulgado há poucas semanas nas redes sociais dos acadêmicos, o site ultrapassou 1,7 mil acessos. Mesmo com o fim do semestre, a página continuará sendo abastecida, inclusive com a colaboração dos visitantes. Segundo Bruna, os interessados em contribuir com o site podem enviar imagens.

– Recebemos alguns e-mails e estamos trabalhando para disponibilizarmos mais imagens da rotina laboratorial vivida por profissionais e acadêmicos.

Conforme a estudante, os resultados atingidos superaram as expectativas. Ela também explica que ninguém do grupo tinha conhecimento sobre a construção de sites e, por isso, ficaram muito felizes por facilitar a busca por esses materiais de difícil acesso.

O Curso de Biomedicina da FSG

A graduação em Biomedicina da FSG forma profissionais em cinco habilitações: Biomedicina Estética, Análises Clínicas, Banco de Sangue, Análise Ambiental e Análise de Alimentos. A instituição disponibiliza aos seus estudantes uma das mais completas infraestruturas, com dezenas de laboratórios de ponta, localizados no Centro Integrado de Saúde.

O curso tem duração de 8 semestres e conta com professores altamente qualificados, em sua maioria, mestres ou doutores na área.