Mauro Corsetti fala sobre os reflexos da economia nas Engenharias

A Semana Acadêmica dos Cursos de Engenharia da FSG iniciou nesta terça-feira abordando um assunto muito significativo para a realidade que o país vive atualmente. Os reflexos da crise econômica do Brasil na área das Engenharias foi o tema da palestra do Diretor do Departamento de Economia e Estatística da CIC de Caxias do Sul, Mauro Corsetti.

Corsetti falou sobre como a economia atual afeta diretamente o mercado de trabalho para os engenheiros e quais as perspectivas para o futuro. Segundo ele, as empresas estão sofrendo bastante, pois estamos vivendo um processo de recessão, mas sempre há oportunidades na crise.

– Do ponto de vista empregatício, o cenário atual é prejudicial. Estamos com uma queda maior do que a que tivemos na crise de 2008. E isso é muito significativo. Por outro lado, abre perspectivas na medida em que as empresas forem buscar formas de se proteger dessa situação e ao mesmo tempo procurar desenvolver novos caminhos, novas alternativas de negócios, tanto aqui quanto no exterior, e isso vai requerer profissionais qualificados. E nesse aspecto, pode ser positivo.

Sobre o futuro da economia no Brasil, Corsetti acredita ser difícil fazer previsões.

– Estamos em uma fase muito conturbada no Brasil. São muitos anos cometendo erros e consertar tudo isso é muito difícil. É como alguém que foi lá e derrubou a casa e agora tem que construir novamente, do zero. Só que começar tudo de novo, em uma coisa que já foi construída, é muito difícil. Ainda temos um tempo para recuperar, mas há esperança.

IMG_7524_publico

A Semana Acadêmica dos Cursos de Engenharia segue com a programação até sexta-feira (9/10), com palestras e oficinas. Confira!