Mutirão de Arquitetura Social da FSG foi apresentado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos

O pessoal da arquitetura encontrou um jeito muito bacana de preparar os futuros arquitetos para o mercado de trabalho e ainda desenvolver ações sociais junto à comunidade.

É o projeto Mutirão de Arquitetura Social (MAS), iniciativa tão bem-sucedida que, em sua terceira edição, foi apresentado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), que aconteceu de 9 a 12 de outubro no Centro Histórico de Porto Alegre.

O projeto, desenvolvido pela professora arquiteta Taísa Festugato na disciplina de Estágio em Arquitetura do FSG, conta com os arquitetos Arguir Renosto, Endrian Santos, Marcus Rodrigues e Thomaz Ferreira, egressos da primeira turma de formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo em 2017, dos quais a professora à época foi paraninfa.

Juntos, esse grupo e alunos da disciplina de estágio, desenvolvem projetos para áreas necessitadas de escolas e instituições do município e depois executam as revitalizações em forma de mutirão. São feitos reparos, pinturas, adaptações e decoração que transformam os espaços em locais muito mais alegres e adequados às atividades escolares e à convivência entre as pessoas.

O primeiro mutirão reformou o pátio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Laços da Amizade, da Fundação de Assistência Social (FAS), em Caxias do Sul. A segunda edição do MAS reformou o pátio da Escola Tancredo Neves, na mesma cidade. O terceiro mutirão desenvolve uma ação social para levar arquitetura para crianças em situação de vulnerabilidade e até o fim do ano será entregue.

Sobre o projeto, Taísa diz ser “uma forma de trazer para os discentes a realidade da execução de um projeto que acaba sendo muito mais complexo”. E completa: “Uma vez que existe restrição de verbas e de materiais para execução, eles precisam ser criativos”.

A proposta inovadora pretende mostrar a importância da arquitetura e do urbanismo para a população e assim valorizar a profissão para que no futuro nossas cidades sejam planejadas, com qualidade de espaços urbanos e moradias.

O Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde 1945. Para a 21ª edição convidou os profissionais e a sociedade a discutir o tema Espaço e Democracia. Ao ser promovido no Centro Histórico de Porto Alegre, busca promover aos seus participantes a vivência dos espaços da cidade, das praças e parques aos equipamentos culturais e educacionais existentes e dar visibilidade ao Congresso junto à população local. Nos quatro dias aconteceram conferências, debates, palestras, oficinas, sessões temáticas, sessões livres, apresentação de trabalhos, atividades artísticas, minicursos, exposições e visitas guiadas.

Veja os vídeos sobre os Mutirões:

Mutirão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Laços da Amizade

MAS+ 2ª edição

Sobre o 21 CBA

Clique aqui e saiba mais sobre o 21 CBA.