Na FSG, Pedro Simon fala do momento político atual

O ex-senador da República e ex-governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon, participou na noite desta terça-feira, 25 de outubro, da Semana Acadêmica do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da FSG. Somando aproximadamente 60 anos no campo político, Simon falou sobre ética e o momento atual da política brasileira.

Natural de Caxias do Sul, Pedro Simon possui formação em Direito e já atuou como professor de graduação. Foi governador do estado de 1987 a 1990 e senador por quatro mandatos. Também já esteve à frente do Ministério da Agricultura e foi deputado federal por quatro mandatos.

palestra_pedro_simon

Simon foi enfático ao dizer que o Brasil vive uma fase muito importante. Segundo ele, as crises no país vinham se repetindo quase sem modificações relevantes, contudo, nos últimos anos, a participação democrática contribuiu para um melhor cenário. Para o ex-senador, é possível perceber mudanças em termos práticos.

– Ao longo do tempo, cadeia era lugar para ladrão de galinha. Gente considerada importante não sabia o que era isso.

Na opinião de Simon, o Brasil tem todas as condições para se tornar uma país líder no mundo. Para isso, o brasileiro precisa acreditar em si mesmo, ter confiança e investir na capacidade de mudança.

– Tenho 60 anos de vida pública e acompanhei muita coisa neste país, desde o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. O que mais me deixava com um sentimento de frustração era que, mesmo protestando muito, pouca coisa acontecia. Agora, está diferente.

cta-banner_site_cienciasjuridicas_1920x400px