Nutrição: mercado de trabalho e tendências

Nutrição consiste na ciência que estuda os alimentos e os nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento e crescimento adequado do ser humano. A nutrição do indivíduo está ligada intimamente à digestão e absorção do alimento e este processo torna-se intrínseco a partir do momento que ingerimos algum alimento e envolve transformações químicas e físicas. Porém, o curso de nutrição vai além dos estudos de ingestão, absorção e transporte de nutrientes, envolve também a análise dos hábitos e comportamentos humanos e a sua relação com os alimentos.

  nutricao

Isso significa que nem todo alimento irá nutrir adequadamente o nosso corpo? Exatamente. Nem sempre ingerir nutrientes refletirá em uma nutrição adequada do indivíduo, pois envolve escolhas alimentares. Essas escolhas, por sua vez, refletem na formação do padrão alimentar do indivíduo. O enfoque da Nutrição na promoção de uma alimentação saudável consiste em fornecer elementos para desenvolver autonomia em relação às escolhas alimentares saudáveis, possibilitando ao indivíduo reconhecer-se como responsável de sua própria saúde.

Nutrição e dieta: será que você está fazendo isso certo?

nutricao e dieta
Optar por dietas imediatistas, que prometem resultados milagrosos, é uma atitude que coloca em escala máxima o sinal de alerta. Por quê? Apesar de oferecer resultado rápido, a tendência é que indivíduo, a curto prazo, retome seus hábitos anteriores à dieta, o que reflete diretamente no seu peso, pois não houve mudança efetiva no seu comportamento alimentar. Além disso, quando o emagrecimento é muito acelerado o corpo perde massa magra, isso que dizer que aquela gordurinha que era preciso eliminar está ainda ali, acumulada no organismo. E o que acontece quando a pessoa aumenta de peso novamente após o período de restrição alimentar? O peso perdido de massa magra durante a dieta é recuperado em forma de acúmulo de gordura corporal.

Então, a qual conclusão chegamos? A melhor escolha é investir na adoção de hábitos e comportamentos alimentares saudáveis, com acompanhamento de um nutricionista, o que não significa proibição nem restrição de alimentos. Uma alimentação adequada traz como resultados maior disposição e bom humor para as atividades diárias, além de prevenir doenças futuras como câncer, diabetes melito, hipertensão e doenças cardiovasculares. Pense, nutrir-se de maneira saudável é um presente para você mesmo.

Tendências e novidades no curso de nutrição

nutrição

O mercado de trabalho para quem se forma no curso de Nutrição é bem abrangente. Ainda na graduação, o acadêmico tem contato com várias áreas de atuação profissional: alimentação coletiva, saúde pública, nutrição clínica e hospitalar. Entretanto, a busca pelo diferencial se torna cada vez mais importante dentro desses segmentos, ampliando as oportunidades profissionais do futuro Nutricionista. Áreas como a nutrição estética, nutrigenômica e nutrigenética, atuação como personal diet, nutrição esportiva, desenvolvimento de novos produtos, gastronomia, marketing nutricional, segurança alimentar e nutricional, catering, consultoria nutricional, coaching nutricional, estudo de alimentos e compostos bioativos, fitoterapia, entre outras, ganham destaque e estimulam o aperfeiçoamento e interesse profissional ainda na graduação.

Todas as novas áreas de atuação profissional são promissoras, considerando o desempenho técnico e científico no Nutricionista e a projeção da Nutrição como ciência do presente e do futuro. A tendência será de acentuar o lado da atuação liberal, competitiva e especializada do Nutricionista, ligada fortemente aos processos de educação permanente e desenvolvimento científico. Para obter sucesso nas áreas, será necessário que o profissional se doe e enfrente os desafios associados à realidade de atuação.

Mercado de trabalho e médias salariais

De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), hoje no Brasil já são 100.000 profissionais e no Rio Grande do Sul, segundo o quadro Estatístico do 1º trimestre de 2014, alcançamos o número de 7.046 Nutricionistas. Na região da Serra Gaúcha destaca-se o segmento da alimentação coletiva, sendo hoje o maior empregador de profissionais da área da Nutrição.

Atualmente, o brasileiro tem o hábito de frequentar restaurantes e mais de 50% da população faz suas refeições fora de casa. Esse é um dos fatores que aquecem o mercado de trabalho para este bacharel, que ainda nos estágios curriculares tem a oportunidade de vivenciar a rotina dentro de um serviço de nutrição. As empresas contratam um nutricionista para desenvolver cardápios e  pratos saudáveis, pois acreditam que o profissional é capaz de garantir uma melhor qualidade de vida para seus colaboradores e clientes.

Quanto à questão salarial, extremamente essencial à prática profissional e reconhecimento ao trabalho exercido, cada vez mais deve ser conquistada e valorizada em todos os segmentos. Na área da alimentação coletiva, atualmente é fixado um salário normativo de R$ 1.865,15, podendo variar de acordo com as convenções coletivas de trabalho e desempenho profissional.

Com a crescente preocupação das pessoas em se alimentarem melhor e, consequentemente, evitar doenças advindas da má alimentação, o mercado para os profissionais formados no curso de Nutrição tende a crescer cada vez mais. Especializar-se nesta área, investir em estudos e pesquisas é uma forma de se destacar no mercado.

0 Comentários

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *