O Curso de Direito na era da internet

Quando o aluno entra para o Curso de Direito, tem a ideia de que vai estudar matérias tradicionais da área, como direito civil, público, constitucional, penal, entre outras.

Mas o mundo muda rápido e as tecnologias, bem como a comunicação, se expandem e se tornam cada vez mais acessíveis. Qualquer evolução tecnológica, econômica ou social causa mudanças sociais e comportamentais, fazendo o jurídico se adaptar a essas mudanças e à nova sociedade contemporânea.

Por isso, todos os profissionais de Direito devem estar alinhados com essas transformações e os cursos de Direito devem adaptar as grades curriculares para formar profissionais atualizados com essa nova era.

Direito Digital

shutterstock_160559990

Algumas das disciplinas do Curso de Direito da FSG que estudam essas questões tecnológicas e que abordam novos processos jurídicos da área digital são Direito do Trabalho e Processual (que estuda os processos eletrônicos) Direito Comercial (que contempla questões de propriedade intelectual) e Direito penal (que estuda crimes virtuais e crimes de ordem moral).

A tecnologia e as novas formas de comunicação ganharam uma notável presença nas relações humanas, e com isso os conflitos começam a aparecer. O que antes eram questões isoladas hoje são matérias do dia-a-dia: roubo de identidade, crimes bancários, crimes contra a honra e violação de segredos são temas com consequências econômicas e sociais de extrema relevância.

QUERO ME INSCREVER NO CURSO DE DIREITO
O profissional da área jurídica precisa conhecer as formas de interação das novas tecnologias com diversos ramos do direito, já que logo estará diante desses desafios. O uso de redes sociais, o aumento do comércio eletrônico, a publicidade direcionada, espionagem e a proteção dos dados, as campanhas eleitorais na web, o aumento do uso de dispositivos móveis no ambiente de trabalho e a tramitação de todos os processos judiciais de forma eletrônica são apenas alguns dos fatos que atestam a necessidade de um conhecimento dessa natureza.

Recentemente algumas leis que abordam essas questões foram aprovadas, como a Lei de Crimes Cibernéticos, do Comércio Eletrônico e o Marco Civil da Internet.

Curso de Direito conectado com o mundo

Aqui no Curso de Direito da FSG, o aluno tem a oportunidade de participar e estar ligado a diversos eventos e projetos voltados aos acontecimentos atuais da sociedade, sempre buscando a vivência da prática do mercado de trabalho.

0 Comentários

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *