O estágio e sua importância no mercado de trabalho

O estágio é uma etapa importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Mais do que ganhar experiência, ele possibilita para os estudantes conhecimento, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula. Além disso, o estágio facilita a entrada no mercado de trabalho e garante que o aluno aprenda de maneira mais utilitária os campos de atuação da sua profissão.
Se você desconhece os benefícios de fazer um estágio, confira abaixo como essa experiência de trabalho irá te ajudar a ser um profissional bem sucedido.

O que é o estágio?

O estágio é uma atividade educativa para que o estudante coloque em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possa vivenciar no dia a dia as competências teóricas.
O estágio curricular (supervisionado) tem a função de fornecer ao estagiário um aprendizado social, visando preparar o estudante para o mercado de trabalho.

estagio-oportunidade

Primeiro contato com o mercado de trabalho

O estágio pode ser a porta de entrada para o primeiro emprego. A maioria das empresas oferece um plano de carreira para que estagiários evoluam suas competências e ingressem no mesmo ambiente de trabalho como empregado efetivado. Além disso, essa atividade oferece diversos benefícios, como:

  • Decisão de carreira;
  • Habilidades práticas;
  • Independência financeira;
  • Experiência Profissional;
  • Abertura para novos contatos.

Explorando as áreas da sua graduação

Outra importância do estágio é a sua possibilidade de fazer com que o aluno experimente várias áreas abordadas por um curso de graduação. Só conhecendo a realidade da profissão e explorando as diversas possibilidades que ela pode oferecer é que o aluno terá condições de dizer se deseja ou não seguir nesse caminho dentro da profissão.

estagio-inicio

Aprendendo com outros profissionais

O estágio proporciona um contato direto com profissionais renomados do mercado de trabalho. Já imaginou o quanto isso pode ser importante para o seu desenvolvimento profissional? Diferente de um emprego tradicional, o estágio proporciona ao aluno uma experiência de aprendizado, na qual, situações e práticas da profissão são repassadas para que ele comece a desenvolver suas habilidades e competências da área de atuação escolhida. Além de todo o conhecimento repassado por essas pessoas, você terá ótimas oportunidades de desenvolver contatos que poderão ser úteis futuramente. Aproveite essa oportunidade para mostrar serviço para pessoas que poderão te contratar futuramente e te proporcionar um bom emprego ao término da faculdade.

Aproveite todas as chances de estágio que surgirem durante toda sua experiência acadêmica. Com elas, você sairá da faculdade com experiência suficiente para entrar no mercado de trabalho de forma mais madura e consciente. Logo, terá conhecimento suficiente para investir na área que mais despertou seu interesse e construir uma carreira sólida e completa. Aposte nessa ideia!

 

0 Comentários

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *