O que é Networking? O segredo do sucesso profissional

Você não sabe o que é Networking? A prática, que permite maior envolvimento profissional e consequentemente seu reconhecimento no mercado de trabalho será abordada neste post exclusivo. A partir das informações apresentadas a seguir, você estará apto a ampliar sua rede de contatos, encontrar novas oportunidades de atuação e crescer profissionalmente. Fique atento e perceba como o networking pode ser o segredo para alcançar o sucesso e a realização profissional.

O que é Networking?

O Networking é um termo em inglês que significa a capacidade de estabelecer contatos favoráveis com algo ou alguém. A palavra trata-se, ao pé da letra, da junção entre dois termos: “net” que significa rede e “working” que é trabalhando. Logo, é possível perceber a necessidade de desenvolver seu networking diariamente para construir uma rede de trabalho fiel que irá te acompanhar ao decorrer de sua trajetória.

Para ser considerada uma atividade interessante para todos os envolvidos, o networking deve ser tratado como um sistema de troca. Além de ter ao seu lado pessoas influentes e preparadas para te auxiliar, você também deverá proporcionar a elas benefícios e oportunidades de crescimento. Por isso, esteja sempre disposto a ajudar e compartilhar informações. Essa é a melhor forma de criar contatos que estarão sempre disponíveis.

Onde posso praticar o Networking?

Na faculdade, estágios, navegando pelas redes sociais ou até mesmo durante uma pausa no trabalho. Todos os lugares estão propícios para que você conheça uma pessoa interessante e influente. Por isso, seja educado e solícito no seu ambiente de trabalho e estudo, assim, você estará sempre acessível para fazer um novo contato que poderá ser útil na sua trajetória profissional.

o-que-é-networking-contatos

Como colocá-lo em prática?

Para conquistar um novo contato para a sua lista de relacionamentos, algumas dicas são indispensáveis. Lembre-se que é preciso fazer que a parceria aconteça naturalmente e seja realmente interessante para ambas as partes. Confira agora, algumas dicas infalíveis para dar início ao seu netwoking e colocá-lo em prática na sua rotina de atividades:

  • Se expresse de maneira clara e objetiva para ser entendido;
  • Pratique seu networking diariamente e saiba aproveitar todas as oportunidades;
  • Seja natural e jamais tente forçar uma aproximação;
  • Compartilhe ideias, faça convites e esteja sempre disponível;
  • Mantenha seus contatos sempre próximos de você;
  • Não fale mal das pessoas que convivem diariamente com você
  • Seja um estudante interessado e busque informações em outras áreas do conhecimento.

Conseguiu perceber que o networking, aliado ao seu esforço, competências e habilidades pode te levar longe? Trata-se da construção de uma rede de contatos muito importante que deve ser desenvolvida com cuidado e muita dedicação. Ao colocar essa técnica em prática você estará no caminho certo, rodeado de pessoas interessantes que te acompanharão rumo ao sucesso. Acredite!

0 Comentários

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *