O que se estuda na Licenciatura em Educação Física?

Muitos alunos ou vestibulandos, antes de ingressarem no curso de Licenciatura em Educação Física, acreditam que não será necessário estudar muito, sendo suficiente apenas ter um excelente desempenho em diferentes esportes e em atividades físicas em geral. Essa é uma visão totalmente equivocada. A Licenciatura em Educação Física forma professores.

E, como você já deve saber, todo o professor precisa saber muito bem do que está falando. Ou seja, é necessário muito estudo e dedicação. Além de conhecer os esportes e ter gosto pela atividade física, você vai precisar “aprender a ensinar”. Ao final do curso você vai ter formado um excelente “perfil docente”, que é como se definem as características de um professor.
Além das matérias teóricas, todas as práticas são desenvolvidas em conjunto com uma série de análises, debates em sala de aula e, obviamente, muita reflexão.

Educação Física Licenciatura

Licenciatura em Educação Física envolve disciplinas teóricas?

Um exemplo de que a teoria e a prática não se separam mais é o seguinte: se você vai jogar uma partida de futebol com os amigos, isso é apenas um jogo, uma brincadeira. Se você está na faculdade, praticando futebol, isso é motivo de questionamentos, de análise dos movimentos. Ou seja, isso é estudo. Certamente você e seus colegas vão fazer relatórios, sistematizar e repassar os conhecimentos adquiridos naquela partida.

A maior parte do curso de Licenciatura envolve disciplinas práticas e a Faculdade da Serra Gaúcha também tem um projeto pedagógico que estimula pesquisas desde o primeiro semestre, por meio de Atividades Práticas Supervisionadas (APS). No entanto, a prática é sempre aliada ao pensamento crítico, de quem quer ser um professor de educação física, um promotor da saúde de crianças, jovens e adultos.

No início do curso é necessário compreender o ser humano, especialmente em seus aspectos fisiológicos, e, por isso, o acadêmico se dedica a disciplinas como Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercício, além de estudar anatomia. Nessas disciplinas, é possível compreender os mecanismos dos efeitos do exercício físico na saúde das pessoas e no rendimento dos atletas dos diferentes esportes. Essas disciplinas são fundamentais, pois servem de base para o planejamento dos futuros professores de Educação Física quando estiverem atuando em Escolas ou Escolinhas Esportivas.

Há também algumas disciplinas teóricas como: História e Filosofia da Educação, Didática e Organização do Trabalho Educativo, Dimensões Antropológicas e Sociais da Saúde, Educação e Saúde e Português, obrigatório em todos os cursos.
É sempre importante ter em mente que um ambiente de Educação Superior, como uma Faculdade, está disponível para quem quer aprender e quer se transformar em um profissional capaz de ser referência em sua área de atuação. Lembre-se: apenas gostar de esportes não é o suficiente para ser um futuro professor.

Licenciatura em Educação Física

Posso mudar vidas sendo professor de Educação Física?

Todo profissional pode atuar de forma positiva nos ambientes onde vai trabalhar. Se você tem vontade de promover transformações, já acertou ao escolher Licenciatura. Uma das características do Curso de Educação Física da FSG é oferecer aos acadêmicos base para o exercício de uma Educação Física inclusiva. O que é isso?

A proposta da Educação Física Inclusiva é respeitar as individualidades de cada criança ou jovem, percebendo as diferentes habilidades de cada um e proporcionando a participação de crianças com necessidades especiais nas atividades regulares.

Na FSG, o acadêmico da Licenciatura em Educação Física pode ter contato com disciplinas como Libras (Língua Brasileira de Sinais), usada pelos surdos. Assim, mesmo que o estudante não vá ter alunos surdos na escola em que vai atuar, ele já estará sendo despertado para a inclusão durante o período em que estiver estudando na FSG.

Crianças e jovens costumam se espelhar no professor. E o curso de Educação Física oferece inúmeras disciplinas que darão a você uma sólida base para ser um excelente exemplo.  É o professor de Educação Física que ensina as crianças o poder da atividade física. Essas crianças serão multiplicadoras em suas famílias, assim você também estará fazendo a sua parte nessa pequena realidade.


2 Comentários

  1. Avatar
    geovania Março 21, 2015

    olá,queria tirar uma duvida.
    quero fazer educação fisica,porem quero da aula em escola e academia,e queria saber se faço licenciatura ou graduação plena.

    Reply

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *